breaking news

Moinho das Covas

Janeiro 14th, 2010 | by Odv

Construido em 1884 o moinho das Covas é um moinho de alvenaria, movendo o capelo através de um sarilho interior. As velas fazem mover o mastro que por sua vez ligado a entrossa engrena no carreto que através do veio faz mover as mós. o cereal cai do feigão, através da quelha, no centro da mó e esta reduz o cereal em farinha.

O moinho tem dois pisos e uma loja. Normalemnte o procediemnto da moagem era distinto nos dois pisos, uma vez que as mós do piso suprior dedicavam-se à moagem do trigo enquanto as mós do piso de baixo moiam o milho. A loja destinava-se ao empacotamento e venda da farinha.
Actualmente englobado no recinto da Escola Sec. da Ramada o moinho das Covas é agora o ex-libris daquele estabelecimento de ensino.

O moinho das Covas é um dos muitos existentes na zona saloia, zona de maior transformação de cereais, e autentico armazem de abastecimento da capital, o que fazia proliferar este tipo de engenhos de moagem.

Durante longo tempo e após a criação de novos e modernos meios de moagem os moinhos foram caindo no esquecimento e total abandono, no entanto alguns tiveram a sorte de ser recoperados, dos muitos moinhos existentes o moinho das Covas é um dos que após 100 anos de abandono voltou a ganhar vida.Em 1996 a 25 de Abril iniciou-se as obras de recoperação efectuadas pelo Mestre Timóteo Martins.

Comments are closed.