breaking news

Palacete e Logradouro

Janeiro 14th, 2010 | by Odv

Na Rua Dr. Alexandre Braga nºs. 6 a 6-A – Odivelas

Planta rectangular com alçados de 2 pisos, separados por friso, e telhado de 4 abas com águas – furtadas. Frontespício com embasamento, parastática, 2 portas centrais e janelas de guilhotina no 1º piso; janelas de sacada, verga curva e bandeira no 2º. Fachadas laterais com o mesmo tipo de fenestração; na posterior janela de guilhotina tendo as do 2º piso verga curva. A N., pequeno logradouro com 3 fontes de espaldar: uma de espaldar concheado e vaso de flores em azulejos; as outras com diversos motivos de embrechados. No interior, paredes e sobreportas pintadas com frisos, grinaldas e ramos de flores, laçarias, medalhões com aves, etc.
Cronologia
Séc. 18 – Época provável de construção; séc. 19 – remodelação interior, pinturas decorativas; séc. 20 – remodelação da cobertura; 1967 – atingido pelas cheias, tendo tido água no r/c. até às janelas.
Tipologia

Arquitectura civil residencial, barroca e neoclássica. Palacete urbano, construído em “estilo chão”. Insere-se na tipologia da chamada “casa comprida”, com 2 pisos e águas furtadas, realçando o andar nobre apenas pela fenestração.

Características Particulares
O logradouro, ainda que pequeno, segue a tendência de criar um espaço de lazer e aberto à natureza. Os motivos das fontes são tipicamente barrocos. As pinturas interiores são neoclássicas, predominando motivos pompeianos, característicos do séc. 19, e uma certa “elegância” dos frisos de folhas e flores, laçarias e medalhões.
Dados Técnicos
Paredes autoportantes.
Materiais
Alvenaria rebocada e cantaria. Calcário, pinturas embrechadas e azulejos. Cobertura de telha. 
 ——————————————————————-

Fonte:Direcção Geral dos Edificios e Monumentos Nacionais

Comments are closed.