breaking news

Sr. Roubado – Recinto do Monumento

Janeiro 14th, 2010 | by Odv
Sr. Roubado – Recinto do Monumento
Patrimonio
0

” O recinto do monumento, em forma de trapézio isósceles, tem de superfície cerca de 10 metros de cumprimento por 8 de largura, (…). O pavimento, rebaixado em relação ao nível do terreno exterior, encontra-se calcetado. Dos lados confinando com estradas, defendem-no muros pouco elevados em todo o comprimento, sobre os quais  assenta um gradeamento de ferro. A entrada faz-se pelo lado oriental e é vedada por cancela do mesmo estilo. Dois pilaretes servem de apoio ao gradeamento frontal por onde se desce alguns degraus dando ingresso ao recinto da elevação do padrão evocador de um feito sacrílego.”

In “Ode a Loures (Monografia Histórica) por Vitor Manuel Adrião -1993

O Monumento

“O padrão é uma mistura de altar com oratório, constituído por um alpendre assente em quatro colunas toscanas e fechado por parede na parte posterior. Estas colunas repousam em pedestais, sendo o ábaco decorado com óvanos e no ângulo uma roseta. O entablamento é característico do dórico latino, em que foi projectado o dossel, arqueado frontal e lateralmente, apresentando uma cercadura rendilhada a modo de franja. Uma concha desenha-se ao centro do friso do lintel, bem ao gosto joanino.
No cimício erguem-se quatros urnas ou fogaréus flamejantes (joaninos) e tendo no bojo esculpida, como ornato uma corrente em ziguezague serpenteante passada através de argolas, assinalado a telúrica Cadeia Protectora. Sobre uma plataforma quadrangular suportando o Senhor Crucificado dentro dum relicário de vidro, ainda hoje motivo de intensa devoção local. três bustos de anjos prestam guarda de honra ao Senhor, um em cada face da coluna, rodeando a parte inferior e formando uma cercadura unida pelas pontas das asas. Na face da frente da coluna, entre os anjos e o Crucifixo, está esculpindo um cibório e ao alto interior do dossel a pomba do Espírito Santo.
No topo, ao centro, uma estátua de mulher em pé, sobre peanha, segurando na sinistra um cálice e na dextra uma rosa.Trajada ao modo setecentista, à “civil” e não “liturgicamente”, tendo a atadura de Mestre- Canteiro(…)
No recinto existe ainda um púlpito, conferindo-lhe a feição de lugar consagrado ao culro divino, por se destinar ao Sacerdote, no desempenho de suas funções de Orador Sagrado, nas cerimónias litúrgicas.

(foto7)Do lado ocidental, eleva-se um paredão tendo ao longo da parte superior um beiral de telha. a meio da parede há uma porta fingida, ou simulada e que é típica do simbolismo religioso como designativa do Portal do Céu, pelo que dois anjos a guardam, um em cada lado. No tímpono desta parta, está gravada a inscrição:

Louvado seja o Santíssimo Sacramento e a trindade da terra- Jesus-Maria-José. Feita pelas almas, Padre nosso, Avé-Maria.

E, no enxaimel:
Esta foi feita com esmolas dos fiéis. 1744

Comments are closed.