breaking news

Há mais Património para além de D.Dinis

Janeiro 19th, 2010 | by Antonio Tavares

Quando em 1999 decidimos avançar com o registo do Odivelas.com e lançar na Internet o 1º sítio dedicado ao Concelho de Odivelas, as preocupações fundamentais eram dar a conhecer a cultura e o património histórico.

Com a importante colaboração do Dr. Vitor Adrião (1), conhecedor do território, fizemos na altura uma recolha fotográfica do variado e rico património histórico do novo Concelho. Muito do rico património tem ao longo destes últimos 10 anos vindo a degradar-se e outro tem sido conscientemente destruído.

Num Concelho onde apenas o Mosteiro é o foco das atenções e em que a presença de D. Dinis é relevada, assistimos com tristeza ao desaparecimento do património histórico.

Apesar de ser o centro das atenções, o próprio túmulo de D. Dinis atingiu um grau de degradação que, dificilmente, tornará possível a sua recuperação.

Numa altura em que ouvimos falar da recuperação do Centro Histórico para o qual poderão ser canalizadas diversas ajudas financeiras apetece-me perguntar… E o resto?

Faz sentido relembrar os menos atentos que há Património Histórico muito importante fora do Centro Histórico. Refiro apenas 2 exemplos:

Póvoa de Santo Adrião, Barruncho. Para além do património situado na quinta da família Bravo, podem encontrar-se uma ponte medieval, entretanto destruída, uma portada fortemente brasonada da Ordem de Malta, exemplar único no Distrito de Lisboa, e outras estruturas em degradação.

Ramada. Castro da Amoreira. Paleolítico Superior.

Estes são 2 exemplos do muito que há a fazer no nosso Concelho para tentar preservar o Património Histórico mas, temo, que por acção dos homens e do tempo o Património abandonado vá, pouco a pouco, desaparecendo.

Aqui fica mais um alerta, mais um, dos muitos que temos feito ao longo dos últimos 10 anos.

Mais informação sobre o Património do Concelho de Odivelas pode ser encontrada em Odivelas.com.

António Tavares

(1) Dr. Vitor Adrião, Investigador na área da História medieval – vitoradriao@portugalis.com

Comments are closed.