breaking news

SACAVENENSE comemora CENTENÁRIO

Fevereiro 26th, 2010 | by Luis F. Silva

Ao fim de cem anos de vida, o Sacavenense tem uma história de vida muito interessante para contar. O tempo é de falar no passado, mas também de projectar o futuro.

Fundado em 19 de Março de 1910, o Sacavenense conheceu a Monarquia, a Primeira República, o Estado Novo e a Democracia. Em todos os tempos viveu grandes jornadas desportivas mas também esteve sempre inserido nas grandes lutas sociais, ou não estivesse inserido numa àrea de forte implantação da classe operária.

Fizeram-se recolhas de roupas e brinquedos para distribuição aos mais necessitados, criou-se uma bilblioteca, deram-se aulas em horário nocturno, onde alguns filhos da terra completaram a sua formação, que a selectividade do ensino e as difíceis condições económicas das suas famílias não permitiam, enquanto desportivamente o clube ía enriquecendo o seu palmarés com a prética do futebol e do atletismo no início, mas ao longo da sua vida também com o ciclismo, voleibol, hoquéi em patins, basquetebol, andebol, rugby, lutas amadoras, motorismo, ténis de mesa, futebol de salão, ginástica, tiro com arco e airsoft. O nome do Sacavenense subiu alto muitas vezes, nomeadamente no futebol, quando em 1933 quando se sagrou campeão da 2ª Divisão Distrital e em 1978, ao vencer o Campeonato Nacional da 3ª Divisão. No basquetebol o Sacavenense também inscreveu o seu nome na galeria de campeões, ao vencer o Nacional da 3ª Divisão em 1971.

José Albuquerque, que preside aos destinos do clube e simultâneamente à Comissão do Centenário, lembra-se bem dos tempos antigos. ” Com 8/10 anos jogava à bola com os amigos em Sacavém e recordo-me bem do orgulho que para nós representava o facto de poder conviver com os ídolos daquele tempo. Não esqueço a homenagem que fizeram ao Orlando Carvalho, nem a forma como o Sacavenense elogiava os seus atletas. A moldura humana era impressionante e fundamental.”

A atravessar uma boa fase na Divisão de Honra, o Sacavenense é 2º a 1 pontos do comandante, embora este tenha 1 jogo a menos contabilizado, José Albuquerque não afasta o desejo de regressar aos Nacionais, “se nos derem essa possibilidade, claro que queremos a 3ª Divisão”, embora o objectivo inicial do Sacavenense seja apenas a manutenção num escalão, onde regressou por promoção esta época. As coisas têm corrido bem, os atletas têm sido inexedíveis e outros sonhos começam a ser alimentados. Além dos séniores, também os júniores e os juvenis podem subir esta época, o que seria uma bela prenda de centenário.

José Albuquerque, alerta, no entanto para outras questões, que considera mais importântes. “O Sacavenense tem de voltar às origens, ao amor à camisola e a uma sustentabilidade que garanta o futuro. Há que modernizar o complexo desportivo, há que mobilizar vontades e pessoas para constituir um elenco directivo,

há que aumentar o número de sócios que são neste momento 1.200 e há ainda que preparar o clube para acompanhar o crescimento da cidade, criando alternativas para o aliciamento desportivo de jovens, que não seja limitado ao futebol e ao futsal. É também importante acompanhar a evolução dos tempos e nesse sentido a criação de salas de estudo e de um ATL, poderiam suprir lacunas importântes.”

O ponto mais alto das comemorações do Centenário vai acontecer no dia 19 de Março, com a inauguração da exposição do Centenário no Salão Nobre da Sede Social às 16.00 horas e mais tarde às 20.30, com a Sessão Solene no Pavilhão Gimnodesportivo, durante a qual serão entregues os prémios Teófilo Lopes Constantino, que dedicou grande parte da sua vida à causa do Sacavenense.

 

Programa do Centenário

Sábado, 27/02

Futebol/Júniores: Sacavenense-Oriental, 15.00 h

Domingo,28/02 

Futebol/Iniciados: Sacavenense-Linda a Velha, 9.00 h.

                           Sacavenense B- Ota, 11.00h

Futebol/Séniores: Sacavenense-Encarnacense, 15.00 h.

Sábado 06/03

Futebol/Infantis: Sacavenense B-Frielas,  14.00 h.

                        Sacavenense-Santa Iria, 15.15 h.

Domingo 07/03

Futebol/Juvenis: Sacavenense-Olivais e Moscavide, 10.30 h.

Sábado 13/06

Futebol/Infantis: Sacavenense B- Ponte de Frielas, 14.00 h.

Futebol/Juniores: Sacavenense-Algueirão, 15.00 h. 

Domingo 14/03

Futebol/Iniciados: Sacavenense-Belenenses, 9.00 h.

                          Sacavenense B- Vialonga, 11.00 h.

Futebol/Séniores: Sacavenense-Ericeirense, 15.00 h.

Sexta 19/03

Exposição do Centenário- Inauguração no salão Nobre da Sede Social, 16.00 h.

Sessão Solene- Pavilhão Gimnodesportivo, às 20.30 h.

Sábado,20/03

Romagem de saudade aos sócios falecidos, 10.30 h.

Festa da Juventude- Pavilhão Gimnodesportivo, 19.00 h.

Sexta, 26/03

Coloquio – Tema “Futebol-Formação”

02 e 03/04

Torneio Centenário de Futebol Juvenil

10 ou 17/04

Jantar de Gala do Centenário

16/04

Colóquio “S.G.S./ Passado, presente e futuro

 A história do Sacavenense está a ser escrita pelo historiador José Canhão e a apresentação da obra encerrará as comemorações do Centenário. A fim de enriquecer o rico historial do clube, o Sacavenense solicita a todos os que possuirem fotos e outros suportes históricos, que os façam chegar à Sede do clube a fim de poderem ser reproduzidos.

Também aos antigos atletas cujo contacto se perdeu o Sacavenense solicita a retoma desse contacto.

Em ambos os casos podem utilizar as seguintes vias: Telef. 21 086 72 86 ou, sportgruposacavenense@hotmail.com

Luis Filipe Silva

Comments are closed.