breaking news

Odivelas – 25 de Abril 2010, desfile na Pontinha

Abril 25th, 2010 | by J Paiva Setubal

O 25 de Abril é tradicionalmente e especialmente festejado na Junta de Freguesia da Pontinha aproveitando o facto de ali ter existência o Regimento de Engenharia Nº1, local onde em 25 de Abril de 1974 ficou instalado o Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas.

Foi a partir desse local que foi planeadas, montadas e coordenadas as operações militares que culminaram com a mudança do regime político português.

Esse o pretexto para a festa que sempre se organiza na Pontinha e cujo significado é realçado pela presença das mais relevantes personalidades do Concelho.

Hoje mais uma vez a Presidente da Câmara desfilou pelas ruas da vila, acompanhando o cortejo da banda dos Bombeiros Voluntários da Pontinha, partindo do largo do antigo quartel dos Bombeiros e chegando às instalações do quartel do RE1.

Ali tiveram lugar algumas cerimónias comemorativas, a visita às instalações do antigo Posto de Comando, uma largada de pombos e a partida e chegada das várias corridas (jovens, juniores, seniores, veteranos, homens e mulheres) que compuseram a grande Corrida da Liberdade que fez o percurso entre o Quartel do Carmo, em Lisboa, e o Quartel de Engenharia 1 da Pontinha (11,5 Km).

Comments are closed.