breaking news

“Contar Carneiros” em Odivelas na Biblioteca D. Dinis

Maio 4th, 2010 | by Odv

Crianças passam a noite na biblioteca – dias 7 e 8 de Maio

Pelo quarto ano consecutivo, a Edição “Contar Carneiros” regressa à Biblioteca Municipal D. Dinis, em Odivelas, nos próximos dias 7 e 8 de Maio.

 Realizada no âmbito da 15ª edição do Festival Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público, promovida pelo Teatro Extremo de Almada, a Biblioteca Municipal D. Dinis irá, mais uma vez, receber esta iniciativa.

O evento conta com a presença de um grupo de 15 crianças (dos 5 aos 8 anos) acompanhadas por 1 adulto, que irá dormir na Biblioteca, participando nas diversas actividades de promoção do livro e da leitura. Em vez de contar carneiros, vão contar, contar, e contar…e adormecer…ao som de infinitas histórias, poesias, rimas e lengalengas.

PROGRAMA

Dia 7 de Maio

20h30 – Recepção aos participantes (fazer a cama/vestir o pijama)

21h00 – Encontro com o ilustrador Paulo Galindro e visita à exposição

22h00 – Espectáculo “Biblioteca extravagante” realizado pela associação “Salto no escuro”.

23h30 – Hora do conto “Histórias para meninos piratas”

00h00 – Canções de embalar

Dia 8 de Maio

08h30 – Alvorada

10h30 – Teatro “O Gato das Botas”, baseado no conto de Charles Perrault, realizado pelo Centro Cultural da Malaposta

Sinopses das Actividades:

“O Cuquedo” e “O Tubarão na Banheira” I Encontro com Paulo Galindro

Exposição de ilustrações originais dos livros infantis e encontro com o ilustrador Paulo Galindro. Vencedor do Prémio SPA/RTP de Literatura Infanto-Juvenil 2010

“Biblioteca extravagante” I Espectáculo

Quando os livros tomam novas formas, como numa brincadeira de crianças, as histórias menos esperadas podem surgir dos objectos mais inesperados. O mundo mágico?! Ou a magia do mundo, como é muitas vezes visto pelos olhos da criança?! Afinal a imaginação é o limite…

(http://saltonoescuro.no.sapo.pt/be.htm)

“Histórias para meninos piratas” I Hora do conto

Num barco austero e medonho, viajam duas piratas muito temidas pelos monstros do mar… que nos vão contar as suas aventuras.

“O Gato das Botas” I Teatro

Uma produção do Centro Cultural da Malaposta baseada no conto de Charles Perrault.

Numa pequena aldeia dum reino imaginário, vive uma Moleira que possuía três bens. Quando vê chegada a altura de reparti-los pelos seus três filhos, entrega o Moinho ao filho mais velho e o Burro ao do meio. O mais novo percebe que vai ficar com o Gato, o que o deixa muito descontente, porque um Gato – pensa ele! – não lhe vai servir para nada, pois vale menos que um Burro e muito menos que um Moinho!

A peça de teatro que será exibida na manhã do dia 8 de Maio é aberta ao público em geral e tem lotação para 80 crianças.

Texto: GCRPP – CMO

 

Comments are closed.