breaking news

Odivelas – A Marmelada de Odivelas em debate [Vídeo]

Maio 12th, 2010 | by J Paiva Setubal

Ana Soeiro, Secretária Geral da Qualifica, Mário Máximo, Vice-Presidente e Vereador da Cultura da CMO, Sandra Neto, Ch.Divisão das Actividades Económicas da CMO e Abel Matos, Secretário da Associação Empresas Comércio e Serviços dos Concelhos de Loures e Odivelas, compuseram hoje a mesa do “I Encontro de Produtores de Marmelada Branca de Odivelas”, realizado no auditório do antigo CAELO, por iniciativa da Câmara Municipal de Odivelas e no âmbito do processo de qualificação e proteção da indicação geográfica da “Marmelada de Odivelas”.

Neste encontro, cuja participação pelos interessados ficou muito longe de ser satisfatória (4 ou 5 produtores na sala é muitíssimo pouco), falou-se da Marmelada Branca de Odivelas” como produto singular a dever ser preservado e protegido nessa mesma singularidade, contribuindo para a economia do Concelho, através do impulso que pode trazer ao desenvolvimento do comércio e do turismo local.

Mas falou-se também de outros produtos que em Portugal são já protegidos (apenas 118) e dos outros que aguardam certificação, debatendo-se com a burocracia do sistema instalado.

A Enga. Ana Soeiro aproveitou para criticar os procedimentos que têm vindo a ser adotados a partir das regras europeias emanadas de Bruxelas que têm contribuído para a instalação de um ambiente de desconfiança e de regras exageradas e mal aplicadas tanto em termos de higiena alimentar, confundida muitas vezes com “esterilização hospitalar” e outros exageros que a legislação adotada não tem conseguido evitar, com excesso de precaução e de medidas de segurança.

Outro tema focado realçou a organização dos produtores, principais interessados, que não conhecem as regras de atuação nem as leis que regem estas situações, praticam concorrência desleal, não contribuem para a respetiva organização e que com um individualismo exarcebado recusam a participação em estratégias comuns.