breaking news

Debate sobre Comércio Local sem comerciantes

Junho 17th, 2010 | by Luis F. Silva

Decorreu no Pavilhão Municipal de Odivelas mais um debate “Odivelas & Cidadania”, desta feita subordinado ao tema do comércio local, durante o qual se apontaram e discutiram caminhos, para se sair da crise em que esta actividade está mergulhada.

Lamentávelmente, os mais interessados, ou seja, os comerciantes, primaram pela ausência, chegando os dedos de uma mão para contar os que compareceram ao debate.

Foram oradores convidados Miguel Xara-Brasil do CDS/PP, Maria do Carmo Gonçalves do Bloco de Esquerda e Abel Matos da Associação Empresarial de Comércio e Serviços dos Concelhos de Loures e Odivelas.

Para Maria do Carmo Gonçalves do Bloco de Esquerda de Odivelas e também pequena empresária desde os 18 anos, o comércio em Odivelas tenta sobreviver.

Considerou que “as dificuldades não são iguais para todos” e justificou comparando as condições entre a rua junto ao Parque do Rio da Costa, recentemente requalificada e a Rua dos Bombeiros, mesmo ao lado, que não é limpa, tem os passeios em mau estado e de onde foram retirados os transportes públicos. “Do outro lado, na Av. Don Dinis, as lojas abrem para fechar logo a seguir e na Rua dos Bombeiros só fecham. Na zona mais velha, que não é apenas a histórica, os idosos não podem utilizar os passeios nem os espaços públicos e não há condições de mobilidade.”

Respondendo a Maria do Carmo Gonçalves, que apontou o dedo à falta de empenho da Associação de Comerciantes, Abel Matos considerou não ser necessário separar os comerciantes de Loures de Odivelas, isto porque, assim como estão já são pequenos, separados menos seriam e perderiam o poder de influenciar as decisões. “A Associação, neste momento é deficitária”, acrescentou ainda Abel Matos, antes de referir que considera, “haver um problema sério de estacionamento em Odivelas. Estamos receptivos a abordar com a Câmara Municipal este assunto e consideramos que o estacionamento deve ser pago, porque a médio prazo é benéfico para os comerciantes.”

Miguel Xara Brasil considerou que “Odivelas é um Concelho tecnicamente falido, o que inviabiliza as propostas de novos equipamentos, porque não há dinheiro para isso. Por esta razão é importante e fundamental definir-se um objectivo estratégico para o desenvolvimento do Concelho”. O líder do CDS/PP em Odivelas,

informou ainda a plateia que,” O CDS está a preparar um grande projecto para o comércio local”, que será brevemente apresentado.

Durante o debate foi também abordada a recente polémica com os novos preços fixados pelo Regulamento de Taxas e Outras Receitas, acusado o Voltas de retirar clientes ao comércio tradicional para os levar para um Centro Comercial e referida a polémica com o registo da marca “Marmelada de Odivelas”, que deixou o representante da Associação de Comerciantes visivelmente indisposto com um dos intervenientes no espaço reservado à intervenção do público.

Luís Filipe Silva

NOTA: poderá ver video das declarações de Fernando Silva (MOC) na  lista de video no topo da 1ª página do Odivelas.com

Comments are closed.