breaking news

Odivelas – Sessão Solene do 20ª Aniversário da Cidade realizou-se no recinto das Festas da Cidade. [Vídeo]

Julho 18th, 2010 | by Luis F. Silva

“Encontrámos uma Junta sem sangue e com a alma murcha”

Vitor Machado-Presid.da Junta.

Decorreu ao fim da tarde de dia 13, terça-feira no recinto das Festas da Cidade em Odivelas, a sessão solene da Assembleia de Freguesia de Odivelas, na qual marcou presença grande prate do executivo camarário, liderado pela sua Presidente e durante a qual, foram homenageados os funcionários da Junta que contabilizaram 15,20 e 25 anos de serviço. A cerimónia foi conduzida pelo experiente Jaime Ferreira de Carvalho, que como sempre, esteve à altura do momento solene.

Vitor Machado, Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas, começou por congratular a cidade pelo seu 20 aniversário nesta categoria, reconhecendo tratar-se de um facto relevante, para o qual contribuiram todos os anteriores executivos que assim, “dignificaram a nobre função de ser autarca”, acrescentando que “a postura de colaboração institucional é o melhor caminho face às dificuldades por que a freguesia passa. Há que encontrar as melhores opções para uma Odivelas mais moderna, mais equilibrada.” É nesse sentido que o executivo que dirige, criou a figura do zelador da cidade, a Brigada das Escolas e a Equipa de Manutenção do Mercado Municipal, entre outras iniciativas.

“Encontrámos uma Junta sem sangue e com a alma murcha”, acrescentou Vitor Machado, numa clara alusão ao estado de espírito e motivação dos funcionários na altura em que tomou posse. “Vamos manter uma postura cautelosa em relação às despesas, mas a autarquia precisa de uma nova macro-estrutura.”

“A Assembleia de Freguesia tem consciência do voltar de costas entre eleitos e eleitores”

                              David Viegas (Presid. Assembleia de Freguesia)

David Viegas, Presidente da Assembleia de Freguesia mostrou-se preocupado ao considerar que “o diálogo entre instituições não é extensivo à população e tendo a Assembleia de Freguesia consciência do voltar de costas entre eleitos e eleitores, tem descentralizado a realização das suas Assembleias, uma prática que continuará a manter.” Recorde-se a este propósito que a Assembleia de Freguesia reuniu recentemente na Escola Rainha Santa, nas Patameiras, numa sessão pública, na qual se esperava uma maior afluência e participação de eleitores.

“..servir bem a população deve ser sempre o nosso farol.”

     Dr.ª Susana Amador (Presid. Câmara Municipal Odivelas)

Finalmente falou a Drª Susana Amador, Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, que começou por afirmar que esta cidade, que agora faz 20 anos ” sabe a história e respira passado. É um espaço urbano de excelência que quer ser a capital da lusofonia” pelo que, será por cá que se passará a realizar uma bienal lusofona. “A Câmara Municipal de Odivelas certifica-se que as verbas transferidas para as Juntas de Freguesia são bem aplicadas e têm o seu retorno, porque servir bem a população deve ser sempre o nosso farol.”. Para a Presidente da edilidade ” Odivelas continuará a ser uma cidade solidária e inclusiva, com uma agenda cultural própria. Uma cidade sustentada e requalificada que promove o desporto informal”, concluindo que “Odivelas sabe a futuro e a novas oportunidades.  

Luis Filipe Silva

Imagem: Paulo Gonçalves

Comments are closed.