breaking news

3º Aniversário da OdivelasTV

Julho 30th, 2010 | by J Paiva Setubal

Para quem acedeu ontem ao www.odivelas.com foi confrontado com a notícia do 3º aniversário da OdivelasTV.

É a nossa recordação do que ficou como uma primeira reportagem para a nossa história.

De facto esse trabalho só foi reportagem depois, tal como o facto que a originou só se tornou verdadeiramente importante, para nós, depois.

De resto este é simultaneamente o grande enigma e o grande desafio da vida.

Só sabemos se algo é bom ou mau… depois. Não conseguimos saber por antecipação.

Quando há 3 anos estivemos na esplanada do espaço comercial do Centro de Exposições, de frente para um terreno meio desfeito, meio sem utilização, onde anos antes acompanhava o meu Filho para jogar no Odivelas, estava muito longe de imaginar o que estes 3 anos nos dariam naquele espaço.

Foi um almoço a convite da Presidente Susana Amador, convívio saudável, ligeiro, aberto, que marcou uma relação (que provavelmente já viria do antecedente, mas isso não vivemos) de grande abertura que tem marcado a relação institucional da Comunicação Social com a gestão municipal.

Já tivemos a oportunidade de dizer que, também involuntariamente, a Presidente se tornou na Madrinha deste projeto, ainda que sem participação direta para além da simpatia como sempre nos recebe e fala connosco.

Nestes 3 anos tivemos a oportunidade de dar a Odivelas algo de verdadeiramente novo em Comunicação Social.

Sem mentiras, sem mistificações, fazendo apenas o que nos é possível, passo a passo, criámos uma entidade que merece hoje o respeito de quase todos e que começa a ser olhada, mesmo fora do Concelho, como sendo algo de valor.

Não são poucas as referências que nos chegam de fora.

E o facto do nosso trabalho já ter sido referência em trabalhos académicos enche-nos de orgulho que queremos partilhar com quem nos tem apoiado.

As nossas transmissões em direto são hoje uma referência nas “webtv’s”, e é aí que vemos a grande intervenção que um órgão de comunicação como o nosso pode ter no âmbito regional.

Levar às pessoas em tempo real o que acontece no seu espaço e ao qual não podem aceder por motivos vários.

Além de ser a única forma verdadeiramente interessante de divulgação dos acontecimentos locais.

Nestes 3 anos fizemos coisas inovadoras no Concelho:

– A transmissão da conferência do Dr. Fernando Nobre (1ª transmissão em direto)

– Todo o acompanhamento do período eleitoral de 2009, que culminou com a noite das eleições. Fomos os primeiros, a nível nacional, a anunciar os resultados do Concelho ! Pela primeira vez foram realizados debates entre todos os candidatos, transmitidos em direto, em condições de verdadeira igualdade. Foram 8 meses de transmissões da maior importância para todo o Concelho, muitas vezes em condições da maior precaridade, exigindo uma imaginação técnica singular na busca e no encontro de soluções para cada problema que nos surgia diariamente.

– As Conferências de Odivelas, em iniciativa do Círculo D.Dinis

– As finais dos concursos Miss Odivelas/2009 e 2010

– Os diretos semanais “Fórmula Resolvente” e “Nós e a Escola” onde têm sido tratados temas da maior importância, mesmo a nível nacional, marcaram um espaço de informação semanal.

– Torneio de Futebol do Ten.Valdez e a divulgação nunca feita até agora, de modalidades desportivas em que temos campeões, alguns mundiais, que permanecem completamente desconhecidos, e que passaram a ter tratamento semanal nas nossas “Áreas de Jogo”.

Além das reportagens, muitas, em que fomos os únicos a dar testemunho do que estava a acontecer.

É neste percurso que continuaremos.

José Paiva Setúbal

Comments are closed.