breaking news

Programa das Comemorações do Centenário da Implantação da República – CMO

Setembro 2nd, 2010 | by Odv

1910 – 2010

Durante os meses de Setembro, Outubro e Novembro, o Concelho de Odivelas celebra o Centenário da Implantação da República com um vasto conjunto de actividades culturais, de forma a envolver toda a população nesta partilha de memórias e conhecimentos, sensibilizando e dando a conhecer a história da 1ª República e os ideais republicanos.

Exposições, conferências, tertúlias, palestras e ateliers, fazem parte da oferta cultural, que poderá encontrar no Centro de Exposições de Odivelas, na Biblioteca Municipal D. Dinis, nos Paços de Concelho e no Posto de Comando da MFA, também esse um espaço Histórico, que constituiu um marco fundamental no percurso da República.

A inauguração está marcada para dia 8 de Setembro, pelas 19 horas, no Centro de Exposições de Odivelas.

Programa

 

Busto da República

8 de Setembro a 13 de Outubro – Paços do Concelho

Apontamento cultural no átrio do Salão Nobre dos Paços do Concelho, através da exposição de um Busto da República.

Centro de Exposições de Odivelas

Exposições

8 de Setembro a 13 de Outubro

(inauguração dia 8 de Setembro, pelas 19h00)

  • Exposição colectiva de Arte «Os Artistas e a República» – Convidou-se todos os artistas que expuseram no Centro de Exposições de Odivelas, ou que de alguma forma participaram em actividades culturais promovidas em Odivelas, a manifestarem um sentimento sobre o tema, através da arte (pintura, fotografia, poesia, música, escultura…). Nesta exposição constam nomes como Aida S. Dias, Alexandre Honrado, Amália Vieira, Ana Franco, António Magina, Cecília Barreira, Eduardo Nascimento, Ernesto Melo e Castro, Eugénio Lisboa, Fernando Penim, Gudrun Robinson, Jaime Lopez, João Limpinho, Joaquim Guerreiro, José Correia Tavares, José Fanha, Laranjeira Santos, Lívio de Morais, Marco Ayres, Manuel Coelho, Margarida Nunes, Mário Máximo, Mestre Hernâni Oliveira, Miguel Barbosa, Miguel Valle Figueiredo, Mónica Favério, Nadir Afonso, Natércia Caneira, Paula Nunes, Victor Belém, entre outros.

 

  • Exposição “Quem fez a República?” – A Fundação Mário Soares organizou em parceria com a Cultideias, Mapa das Ideias, Invisible Design e com o apoio da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, uma exposição intitulada “Quem Fez a Republica?”. A exposição é constituída por 16 painéis, ao longo dos quais nos apresenta um panorama sucinto dos principais acontecimentos, que levaram à Implantação da República em 5 de Outubro de 1910, apresentando igualmente notas biográficas dos intervenientes. Esta exposição esteve exposta nos Paços do Concelho de 24 de Abril a 17 de Maio, assumiu itinerância pelas Juntas de Freguesia da Pontinha, Caneças e Ramada, e poderá ser revista novamente no Centro de Exposições de Odivelas.
  • Exposição “Símbolos Nacionais” – Através desta exposição, pretende-se dar a conhecer as alterações que a Bandeira Nacional sofreu ao longo dos séculos, ou seja, desde o século XII até à implantação da República, bem como as propostas que foram apresentadas para a nova bandeira de Portugal. Paralelamente, estarão expostas nas paredes do foyer, fotografias dos “Presidentes da República”.

PALESTRA

“A Bandeira Nacional e a República Portuguesa”

Dia 8 de Setembro | 19h00

Convidado: Dr. Jorge Matos, historiador/heraldista

Pretende no domínio da heráldica, tratar das mudanças verificadas na bandeira portuguesa resultantes da implantação da república

Conferências

«3, 4 e 5 de Outubro – O movimento revolucionário republicano»

Dia 12 de Outubro | 15 horas

Convidado: Dr. Alfredo Caldeira, administrador do Arquivo e Biblioteca da Fundação Mário Soares.

“ A REPÚBLICA ”

Dia 13 de Outubro |15 horas

Conferência que visa a divulgação do processo histórico, focalizado nos momentos mais significativos da implantação da República Portuguesa que, contribuíram para a evolução da sociedade portuguesa até à actualidade, evocando as mutações nas suas múltiplas dimensões, cultura, social, científica e económica.

Convidados:

Professor Doutor António Ventura, Director do Centro de História da Universidade de Lisboa; 

Dra. Teresa Nunes, doutoranda da Faculdade de Letras de Lisboa

 

POSTO DE COMANDO DO MOVIMENTO DAS FORÇAS ARMADAS NO QUARTEL DO REGIMENTO DE ENGENHEIRIA N.1

 

Conferência

“O 25 DE ABRIL E A REPÚBLICA”

Dia 15 de Outubro | 15 horas

Conferência que visa estabelecer paralelismos entre esses 2 grandes momentos chave do séc. XX português. Tanto um como o outro resultaram de um corte com o sistema político vigente, abrindo os horizontes nacionais em busca de um futuro mais participativo, logo mais democrático.  

Convidados: Associação 25 de Abril e Professor Doutor Luís Farinha, investigador no Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL.

 

BIBLIOTECA MUNICIAPL D. DINIS

 

Exposição

Exposição “Républica – Letras e Cores, Ideias e Autores”

8 de Outubro a 27 de Novembro (Inauguração: 15h30m)

A Exposição Colectiva de Cartazes “Républica – Letras e Cores, Ideias e Autores”, foi produzida pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, e estará patente no átrio da Biblioteca Municipal D. Dinis, em Odivelas e no Núcleo da Pontinha.

A Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas convidou dez ilustradores a trabalhar dez temas, a partir de textos de alguns autores contemporâneos da República.

Letras e AutoresGuerra Junqueiro (1850-1923), Aquilino Ribeiro (1885-1963), José Rodrigues Miguéis (1901-1980), Abel Botelho (1856-1917), Tomás da Fonseca (1877-1968), Manuel Laranjeira (1877-1912), Virgínia de Castro Almeida (1874-1945), Ana de Castro Osório (1872-1935), José de Almada Negreiros (1893-1970), Jaime Cortesão (1884-1960), Raul Brandão (1867-1930).

Ideias e Cores – Ultimatum por João Vaz de Carvalho, Monarquia por Afonso Cruz, 5 de Outubro por Bernardo Carvalho, Igreja por Marta Torrão, Educação por Teresa Lima, Mulheres por Raquel Caiano, Modernismo por Jorge Miguel, Grande Guerra por Carla Nazareth, Chiado por Gémeo Luís, Revistas por Alex Gozblau.

TeRTÚLIA

“Os Netos da República”

19 de Outubro | 21h00 – Bar da Biblioteca Municipal D. Dinis

Tertúlia com a presença de familiares de António Maria de Azevedo Machado Santos (Lisboa, 10 de Janeiro de 1875 — Lisboa, 19 de Outubro de 1921), mais conhecido por Machado Santos, foi um militar e político português, considerado o fundador da República Portuguesa pelo denodo com que se bateu na Revolução de 5 de Outubro de 1910 e depois na defesa do regime contra a intentona monárquica de 22 a 24 de Janeiro de 1919 em Monsanto e de Manuel de Arriaga (Horta, 8 de Julho de 1840 – Lisboa, 5 de Março de 1917), foi um advogado, professor, escritor e político de origem açoriana. Grande orador e membro destacado da geração doutrinária do republicanismo português, foi dirigente e um dos principais ideólogos do Partido Republicano Português. A 24 de Agosto de 1911 tornou-se no primeiro presidente eleito da República Portuguesa, sucedendo na chefia do Estado ao Governo Provisório presidido por Teófilo Braga.  

Convidados: Dr. João Machado Santos, Dr.ª Isabel Machado Santos (a confirmar) e Professora Doutora Patrícia Arriaga (a confirmar)

APRESENTAÇÃO DO LIVRO

Apresentação do Livro “Os Postais da 1ª República”

20 de Outubro | 15h00 – Bar da Biblioteca Municipal D. Dinis

A apresentação será feita pelo Professor Doutor António Ventura, Director do Centro de História da Universidade de Lisboa.

Texto: GCRP – CMO

Comments are closed.