breaking news

ODIVELAS – Município promove rastreio auditivo a alunos do pré-escolar

Dezembro 9th, 2010 | by Miguel Durão

A Câmara Municipal de Odivelas promove amanhã, a partir das 15h00, um Rastreio Audiológico na  PROSALIS, Projecto de Saúde de Lisboa, instalações sitas no Bairro de Santa Maria da Urmeira, junto ao Centro de Dia de Santa Maria da Urmeira, Pontinha.

O Rastreio Audiológico vai permitir identificar eventuais alterações audiológicas não detectadas nas crianças em idade pré-escolar que, a curto ou a médio prazo, podem interferir no processo de desenvolvimento e na capacidade de aprendizagem, influenciando por consequência o percurso escolar.

O rastreio engloba a realização de exames de otoscopia, timpanograma e rastreio de audição que permite elaborar um estudo das dificuldades auditivas de cada criança rastreada. Após o rastreio inicial, que será efectuado no jardim-de-infância, será posteriormente realizado uma acção de aferição nas instalações da Divisão de Saúde e Prevenção das Toxicodependências (a partir de Janeiro) a todas as crianças identificadas com eventuais problemas auditivos na primeira acção de rastreio.

No ano lectivo anterior (2009/2010), o Projecto Rastreio Audiológico foi desenvolvido junto de 31 jardins-de-infância da rede pública e social. Foram rastreadas 746 crianças com cinco anos de idade, sendo que foram diagnosticadas 119 crianças com problemas auditivos que aguardam o respectivo encaminhamento para o ACES de Odivelas. 

Miguel Durão

Comments are closed.