breaking news

Em Odivelas no ano em que se celebram os 750 anos de Dom Dinis, nasce um prédio de 3 andares na Zona Protegida do Monumento Nacional – Mosteiro de S.Dinis [vídeo]

Janeiro 23rd, 2011 | by Antonio Tavares

O “Odivelas.com” alertou para esta violação da Zona Protegida do Monumento Nacional em Setembro do ano de 2010 e, mais tarde, a Dra. Máxima Vaz, reputada Historiadora da região saloia, usa da palavra no período reservado ao público na Assembleia Municipal de Odivelas em 30/Setembro de 2010 [vídeo em anexo].

Relativamente a esta reunião da Assembleia Municipal, em 30/Setembro, uma primeira nota para a desconsideração com que os Deputados Municipais tratam os Munícipes, retirando-se da Assembleia quando chega a altura de dar voz ao Público o que aliás é referido pela Dra. Máxima Vaz, no vídeo, salientando o diminuto número de deputados municipais presentes. É assunto para o Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Sérgio Paiva.

No ano em que se celebram os 750 anos do Rei Dom Dinis, (1261-1325 ), nasce assim a 10 passos da zona do Monumento Nacional, em Zona Protegida,  com o beneplácito do IGESPAR, um edifício de 3 andares onde antes estava uma casa térrea.

Ao que sabemos, o licenciamento da obra vem do tempo do ex-Presidente Manuel Varges mas, estamos certos que o actual executivo poderia ter feito mais para evitar este atentado.

Aos Gestores Temporários deste Concelho de Odivelas, Vereadores e Deputados Municipais, fica a responsabilidade deste atentado que relembrarei sempre que se fale em Zona Histórica ou em Comemorações dos 750 Anos do Rei Dom Dinis.

Dom Dinis do seu túmulo em ruínas no Convento de S.Dinis, em Odivelas, deve-vos estar “mui” agradecido.

António Tavares

2 Comments

  1. MaximaVaz says:

    Como se os 700 anos e mais os 100 que refiro acima, não fossem já muito, ainda temos outra data em que a Câmara acertou: deu autorização às obras no dia de aniversário do REI D: DINIS – 9 de Outubro de 2009. É vontade de comemorar!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. MaximaVaz says:

    Enganei-me nas datas e venho corrigir:
    O Mosteiro de S. Dinis é Monumento Nacional desde 16 de Junho de 1910 e não 2010 como eu disse.
    Foi declarado Monumento Nacional ainda antes da implantação da República. Em 16 de Junho de 2010, fez 100 anos como Monumento Nacional. O mosteiro ficou concluído em 1310. Portanto, em 2010 assinalavam-se também, 700 anos da sua construção. Alguém deu conta de ter sido assinalado esse facto? Qual a razão para o ignorarem? Ou será que o prédio que estão a construir tem esse objectivo – comemorar os 100 anos de Monumento Nacional e os 700 anos da sua edificação? Temos de reconhecer que foi uma forma muito “criativa” de celebrar!!!!