breaking news

Odivelas – Terroristas à solta no Concelho de Odivelas poluem o Rio da Costa

Janeiro 23rd, 2011 | by J Paiva Setubal

Em Odivelas, e com o beneplácito das autoridades (policiais, administrativas, outras, … ?)

verdadeiros terroristas ambientais fazem descargas fortemente poluidoras para as ribeiras que atravessam o Concelho e que se juntam no Rio da Costa (conhecido como Ribeira de Odivelas).

Descargas que tanto enegrecem a água do rio como a deixam branca, leitosa, imunda.

Esta manhã mais uma vez a população de Odivelas foi agredida com mais uma descarga que deixou as marcas que mostramos nas fotos que acompanham este texto.

O que não entendemos é a passividade e impunidade com que estes crimes se repetem, como se fosse difícil localizar o(s) culpado(s).

Deixamos uma indicação às forças que têm por missão (obrigatoriedade) a fiscalização destas situações, a localização e o castigo dos culpados.

Então para cumprir essa tarefa faz-se da seguinte forma:

– Algum agente (pelo menos um) aproxima-se da água que corre no leito e recolhe uma pequena amostra num frasquinho previamente lavado;

– Esta operação é repetida várias vezes (sempre em frasquinhos diferentes) no percurso no sentido ascendente ao longo da margem, sugerimos que seja feita até Caneças; 

– As amostras recolhidas devem ser identificadas de acordo com o local exato em que foi feita a recolha;

– Todas as amostras são enviadas para análise;

– A primeira desse percurso que não indicar o elemento poluidor permite concluir o local, muito aproximado do local do crime;

– O tipo de produto poluidor permite concluir quem foi o culpado.

Admitimos não ser fácil compreender este conjunto de procedimentos, mas com tantos doutores que já integram as forças policiais, temos esperança que seja possível encontrar algum suficientemente dotado para esta tarefa.

 

 

Comments are closed.