breaking news

Câmara Municipal de Odivelas Ofende Memória de Dom Dinis [vídeo]

Janeiro 30th, 2011 | by Antonio Tavares

Câmara Municipal de Odivelas Ofende Memória de Dom Dinis.

Tudo começou quando em Setembro de 2010 denunciámos no “Odivelas.com” a destruição das casas térreas junto ao portão verde do Convento de S. Dinis e a acelerada construção, com obras dia e noite, de um prédio de 3 pisos em zona protegida do Monumento Nacional.

O Bloco de Esquerda foi o único partido nesta terra que teve a coragem de tomar em mãos a defesa do Património e disso ficará registo para a História.

No passado Sábado, dia 29 de Janeiro o Bloco de Esquerda levou a cabo uma acção com a participação da Deputada da Assembleia da República pelo BE, Catarina Martins e da historiadora Maria Máxima Vaz, que se desenrolou numa primeira fase, no local em que está a ser cometida uma agressão ao Património Nacional, em zona de Protecção do Monumento Nacional Convento de S. Dinis e que, depois, teve uma segunda fase na sede do BE em Odivelas.

No vídeo em anexo, Maria Máxima Vaz, alerta para o facto do Executivo Municipal ao permitir este atentado ao Património, ter acumulado três ofensas graves à memória de Dom Dinis:

  • Licenciamento, de um prédio em Zona Protegida do Mosteiro de S. Dinis, no dia 9/Outubro, dia do nascimento de Dom Dinis
  • Licenciamento, 100 Anos depois de o Mosteiro S. Dinis Ter Sido Classificado como Monumento Nacional (1910)
  • Licenciamento, 700 Anos após a conclusão do Mosteiro de S. Dinis (1310)

Facto interessante de a Ex-Presidente da Assembleia Municipal de Odivelas, Dra. Susana Amador, ter feito questão de, no final do seu mandato, distribuir a legislação referente à Protecção do Património numa cerimonia em que esteve presente a Dra. Maria Máxima Vaz.

Hoje a Dra. Maria Máxima Vaz usa essa mesma informação distribuída, para questionar a Presidente do Executivo da Câmara Municipal de Odivelas, Dra. Susana Amador sobre este acto de Gestão Temporária ao licenciar um prédio de 3 pisos em Zona de Protecção do Monumento Nacional – Convento de S. Dinis em Odivelas.

A Defesa do Património é, desde 1999, uma das traves mestras do Projecto “Odivelas.com”. Que pena não termos connosco, a Ex-Presidente da Assembleia Municipal de Odivelas, Dra. Susana Amador.

António Tavares

Comments are closed.