breaking news

Odivelas vai ter Cemitério ampliado e com forno crematório [Vídeo]

Fevereiro 25th, 2011 | by Miguel Durão

O Cemitério de Odivelas vai ser alvo de obras de melhoramento, ampliação e vai ter um forno crematório, segundo desejo expresso do Executivo, em Junho de 2013.

A decisão foi aprovada em Reunião de Câmara do passado dia 23 de Fevereiro e dele consta a abertura de um concurso público internacional, a ter lugar no próximo semestre, para adjudicação da obra que, segundo o Executivo, deverá estar concluída no espaço de ano e meio, para futura adjudicação.

Em declarações à odivelastv, a presidente da Câmara de Odivelas deu conta que, nas obras de ampliação do actual cemitério, consta a criação de 80 novos talhões, sendo 60 para a comunidade islâmica e 20 para os Bombeiros, a criação de novas salas de espera, com uma sala específica para as crianças e com aquecimento e também uma sala denominada de “última despedida”, destinada a acolher as cinzas antes de serem encaminhadas para o jardim específico, a ser criado no futuro complexo.

Para Susana Amador, “o município conta inaugurar até final do presente mandato o novo complexo cemiterial e chegar ao fim do mandato e oferecer aos munícipes uma nova dignidade da morte”, sublinhou a edil, que afirmou ainda que “o Executivo deslocou-se a Elvas a fim de ver no terreno como se faz a exploração do cemitério e crematório local”.

No entender de Paulo César, responsável, entre outras, pela pasta dos Projectos Especiais, “a vida também é um negócio e estamos a falar da criação de um cemitério maior e com serviços inovadores, onde o caixão e os familiares apenas se encontram dentro das instalações, evitando, assim, maior sofrimento e mágoa para além daquela que já é vivida”, acrescentou.

A medida de ampliação do cemitério, com a criação do forno crematório foi aprovada em Reunião de Câmara com os votos favoráveis do PS, PSD, abstenção do Independente Paulo Aido e os votos contra da CDU.

O cemitério de Odivelas serve actualmente quatro freguesias do concelho e regista actualmente, neste período de Inverno, uma média mensal de 115 óbitos.

Miguel Durão

Comments are closed.