breaking news

FAMÕES – Moinho da Laureana “mostra-se” no Dia Nacional dos moinhos

Abril 4th, 2011 | by Miguel Durão

A Câmara Municipal de Odivelas vai assinalar no próximo dia 7 de Abril, o Dia Nacional dos Moinhos, abrindo as portas do Moinho da Laureana, situado na freguesia de Famões, durante todo o dia, entre as 10h00 e as12h00 e das 14h30 às 16h30.

Igualmente neste dia vai ser levada a cabo a iniciativa nacional “Os Moinhos Abertos”, promovida pela TIMS Portugal (Sociedade Internacional de Molinologia).

Esta iniciativa, que visa a abertura ao público de moinhos em todo o País, tem ainda como objectivo chamar a atenção para o valor patrimonial destes testemunhos tradicionais, de forma a motivar vontades e esforços de proprietários, organizações associativas, autarquias, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas e amigos dos moinhos para a recuperação e valorização deste elemento patrimonial.

O Moinho da Laureana da freguesia de Famões, edificado no segundo quartel do séc. XVIII, é uma memória que recorda o percurso histórico da actividade moageira no concelho de Odivelas.

Recuperado em 2001, tem sido objecto de muitas visitas da população interessada, das escolas e também de especialistas na área da molinologia.

Miguel Durão

Comments are closed.