breaking news

PONTINHA – Último troço da CRIL, entre Buraca – Pontinha, abre a 16 de Abril

Abril 8th, 2011 | by Miguel Durão

Parece que é desta… Vinte anos depois de começar a ser construída, a Circular Regional de Lisboa (CRIL) ficou hoje concluída, com o fim das obras do troço Buraca-Pontinha.

O último troço da CRIL englobou a construção do túnel de Benfica, com uma extensão de 1,5 quilómetros e quatro faixas em cada sentido.

A via vai permitir desviar diariamente do centro de Lisboa cerca de 100 mil automóveis.

A CRIL tem uma extensão de 21 quilómetros e faz a ligação entre Sacavém e Algés, atravessando, ao longo de sete nós, os concelhos de Loures, Odivelas, Lisboa, Amadora e Oeiras.

Apesar de já estar pronto, o último troço da CRIL, com 3,6 quilómetros, só vai abrir ao trânsito a 16 deste mês, depois de estarem concluídos os testes de segurança e a vistoria técnica do Instituto de Infraestruturas Rodoviárias (INIR), adiantou hoje à Agência Lusa Rui Nélson Dinis, administrador das Estradas de Portugal (EP).

A abertura da via vai retirar do interior da capital 48 mil veículos. Destes, 38 mil circulam actualmente na 2.ª Circular, sete mil no Eixo Norte-Sul e três mil na Calçada de Carriche.

No total, esta obra teve um custo de 117 milhões de euros.

A sua inauguração está envolva em mistério e polémica, uma vez que um semanário publicou a semana passada, que a Estradas de Portugal (EP) se preparava para fazer uma inauguração de luxo, a rondar os cem mil euros. Uma notícia já desmentida pela EP: “É totalmente falso que a EP esteja a preparar uma cerimónia de inauguração com o custo de 100 mil euros, uma vez que não há ainda qualquer decisão sobre o acto de inauguração”, escreveu a empresa num comunicado distribuído às redacções.

Miguel Durão

Comments are closed.