breaking news

PONTINHA – Exposição “Rural’art” inaugurada quarta-feira na Escola Agrícola da Paiã

Maio 17th, 2011 | by Miguel Durão

É inaugurada na próxima quarta-feira, 18 de Maio, pelas 12h00, nas instalações do Programa do Urbano ao Rural, localizadas na Escola Profissional Agrícola D. Dinis, na Pontinha, a exposição “Rural’art”.

Este ano participam 11 escolas públicas do concelho e quatro estabelecimentos educativos privados, prevendo-se o envolvimento de 1.200 alunos que, recorrendo a materiais reutilizáveis, construíram várias peças ligadas ao mundo rural.

A inauguração da exposição conta com a presença da presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador, que tem valorizado o Programa do Urbano ao Rural (PUR) que proporciona às crianças e jovens o contacto com o mundo rural, sensibilizando-os para a valorização e preservação da natureza e do meio ambiente.

 

Este programa é desenvolvido pela Câmara Municipal de Odivelas desde o ano lectivo 2000/2001, em parceria com a Escola Profissional Agrícola D. Dinis, comprovando-se como um programa inovador de grande sucesso. Anualmente, cerca de 3.200 alunos dos Jardins-de-infância e Ensino Básico da rede pública, solidária e privada, têm a oportunidade de realizar tarefas agro-pecuárias, passeios de pónei, participar em oficinas tecnológicas e em diversos ateliers.

 

Na sequência das visitas realizadas no âmbito do PUR foi criado o evento “Rural’art”, sendo este o 3.º ano da sua edição. A iniciativa visa que a relação entre as escolas e o Programa Urbano ao Rural não se esgote na visita de estudo, tendo por objectivo que esta seja transportada para a sala de aula, através da criação de objectos ligados ao mundo rural que fazem parte do imaginário, da vivência lúdica, da cultura e das preocupações ambientais e que adquirem vida através da expressão plástica.

A exposição “Rural’art”, integrada nas comemorações do 94.º Aniversário da Escola Profissional Agrícola D. Dinis, fica patente até a15 de Julho.

Miguel Durão

 

Comments are closed.