breaking news

ODIVELAS – Maria Barroso apresenta “Viagem a Moçambique” na Biblioteca D. Dinis

Maio 18th, 2011 | by Miguel Durão

A Câmara Municipal de Odivelas vai apresentar o Livro “Viagem a Moçambique”, de Maria Barroso Soares, no próximo dia 19 de Maio, pelas 19h00, na Biblioteca Municipal D. Dinis, em Odivelas.

A apresentação do livro está a cargo de António Almeida Santos e encontra-se inserida no programa da III Bienal de Culturas Lusófonas que decorre no concelho de Odivelas.

“Viagem a Moçambique” narra o sofrimento, sobretudo de “crianças inocentes”, que Maria Barroso, mulher do antigo Presidente da República, Mário Soares, testemunhou nos campos de refugiados de guerra moçambicanos na África do Sul, em 1991. Maria Barroso conta também as diligências que encetou para que Afonso Dhlakama, presidente da guerrilha da RENAMO, que combatia o exército do Governo da FRELIMO, declarasse o cessar-fogo em Ressano-Garcia, principal localidade na fronteira de Moçambique com a África do Sul.

Para Maria Barroso, escrever a obra foi uma forma de evitar que ficasse escondida uma parte da história do processo de paz moçambicano, já que o livro narra que foi conseguida uma paz antes do Acordo Geral de Paz de 1992.

Para a autora, num momento em que o mundo vive grandes dificuldades, “Viagem a Moçambique” é também uma homenagem aos amantes da paz e da justiça, mas principalmente ao extraordinário desafio lançado pelo Papa João Paulo II do mundo “cultivar a civilização do amor”.

Miguel Durão

 

Comments are closed.