breaking news

ODIVELAS – “Viagem a Moçambique” apresentado por Maria Barroso na Biblioteca D. Dinis com “espectador” especial

Maio 20th, 2011 | by Odv

Maria Barroso apresentou o seu livro “Viagem a Moçambique” na passada quinta-feira, 19 de Maio, na Biblioteca Municipal D. Dinis. Como a própria fez questão de salientar, tratou-se igualmente de fazer uma nova visita “à sua amiga Susana Amador”.

“Viagem a Moçambique” narra o sofrimento, sobretudo de “crianças inocentes”, que Maria Barroso, mulher do antigo Presidente português Mário Soares, testemunhou nos campos de refugiados de guerra moçambicanos na África do Sul, em 1991. A autora conta também as diligências que encetou para que Afonso Dhlakama, presidente da guerrilha da RENAMO, que combatia o exército do Governo da FRELIMO, declarasse o cessar-fogo em Ressano-Garcia, localidade fronteiriça de Moçambique com a África do Sul.

“Magnífica viagem a Moçambique” (foi assim que Maria Barroso fez questão, por diversas vezes, de classificar a sua publicação), conta como foi conseguida uma paz antes do Acordo Geral de Paz de 1992 o que, para Almeida Santos que apresentou o livro e que tem o seu prefácio, “é um gesto nobre de um coração generoso que tentou fazer alguma coisa para acabar com uma guerra que teve resultados desastrosos.”

Mário Soares, marido de Maria Barroso fez questão e aparecer nesta iniciativa, apanhando de surpresa tudo e todos. Foi notória a alegria de Maria Barroso enquanto apresentava o seu livro, ao olhar para o seu marido, sentado em frente, e ao lado do vereador Paulo César.

Maria Barroso terminou a apresentação de “Viagem a Moçambique” fazendo um convite a todos para que leiam o livro: “Vão ver que não se vão cansar porque o livro não tem muitas folhas e é fácil de ler”, rematou a autora.

Antes da cerimónia própriamente dita, a sessão de lançamento do livro contou com uma actuação do Coro do Conservatório de Música D. Dinis.

Miguel Durão

Comments are closed.