breaking news

ODIVELAS – “Equidade no Acesso aos Cuidados de Saúde” em debate na Escola Secundária de Odivelas

Maio 24th, 2011 | by Odv

Tem lugar na próxima quinta-feira, 26 de Maio, pelas 18h30, na Escola Secundária de Odivelas, uma palestra sobre a temática da “Equidade no Acesso aos Cuidados de Saúde”, organizada pela Câmara Municipal de Odivelas e que tem como público-alvo os alunos imigrantes, nomeadamente do curso de Português para Todos (PPT) e do curso de Alfabetização.

Esta palestra surge em virtude de que muitas das vezes os migrantes têm dificuldades no acesso aos cuidados de saúde, seja pela língua ou diferenças culturais e problemas financeiros.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), muitos factores limitam o acesso dos migrantes aos serviços de saúde, tais como o estigma, a discriminação, a exclusão social, as diferenças culturais e linguísticas, a separação da família e as normas socioculturais, os obstáculos financeiros e administrativos.

Segundo o Artigo 1.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

Miguel Durão

Comments are closed.