breaking news

Crónica “Às voltas com as pérolas do nosso Concelho” 14 Julho. Ide vê-las… ide vê-las… Odivelas tem as meninas mais bonitas da cidade

Julho 15th, 2011 | by Miguel Durão

Ver roupas, almoçar e voltar a ver e experimentar roupas… algo típico nas mulheres, mesmo para as cerca de 17 finalistas do Miss Concelho de Odivelas 2011. Este foi o “menu” de mais um dia, o penúltimo, da semana dedicada ao passeio, divulgação e lazer das candidatas ao evento promovido por Eduardo Sousa.

Esta quinta-feira começou com um sol brilhante, o melhor amanhecer desta semana,  até ao momento. Pelas 9h30, a juventude compareceu no sítio do costume para os bons dias acompanhado de um café e um bolo, com «estórias» do dia anterior ainda por acabar…. Depois do toca a reunir, a comitiva foi para as instalações de uma grande superfície comercial da cidade, onde chegou pelas 10h30 e, depois de fazer a sua “acreditação”, assentou arraiais na praça da restauração… e dali só saiu para o almoço em Olival Basto, cerca das 12h30.

Mais descanso as beldades oriundas das sete freguesias do concelho de Odivelas não podiam ter tido. Enquanto o organizador do evento foi realizar os contactos para que o pessoal da comunicação social local pudesse captar as imagens do interior deste empreendimento, as candidatas permaneceram ora sentadas, ora de pé, aguardando por novidades. Os ponteiros do relógio foram avançando e elas (des)esperavam por notícias. Enquanto isso, fui dialogando de forma informal com todas elas e elas, por seu turno, foram fortalecendo e estreitando os seus laços de amizade, com pitadas de bom humor aqui e ali, numa tentativa de fazer escoar e aligeirar o tempo de espera. A manhã não trouxe mais movimentação, o que deixou as jovens algo cansadas e cabisbaixas.

Chegada a hora de embarcar para o almoço, fomos numa curta e agradável viagem até Olival Basto, para uma marisqueira que já tem antecedentes no que toca a organizar almoços para a recepção das misses. A entrada no estabelecimento aconteceu por volta das 13h30 e todas elas ficaram admiradas e bem impressionadas com a forma como foram recebidas, tratadas e… alimentadas. Sem a mínima razão de queixa, pois durante o almoço, o convívio e boa disposição foram dominantes.

Cerca das 15h30, abandonámos o local com destino, novamente à mesma superfície comercial onde, já com tudo tratado e organizado, as candidatas foram encaminhadas para diversas lojas de roupa, de vários géneros e estilos, para aí poderem escolher a indumentária que vão exibir num desfile a ter lugar no sábado, 16 de Julho, pelas 21h00. É também uma oportunidade de se darem a conhecer, precisamente, uma semana antes da grande final deste concurso de beleza que vai escolher a sucessora de Joana Martins, a actual Miss Concelho de Odivelas 2010.

Como as imagens documentam, promete ser uma noite de intenso glamour e estilo, pois algumas das finalistas vão estar no seu melhor, uma vez que todas elas são possuidoras de uma beleza natural e que em nada vai ao encontro das suas reais idades. Algumas das jovens aparentam ter mais idade do que realmente ostentam nos seus documentos de identificação.

Após uma tarde feita de provas e escolha das melhores peças de roupa que ficaram, desde já, reservadas para o evento, a comitiva abandonou o local cerca das 17h30. A última paragem deste penúltimo dia de festa foi numa pastelaria da cidade, bem perto do Pavilhão Polivalente de Odivelas, onde através de um lanche ajantarado, as beldades do concelho puderam descontrair e relaxar de mais um dia… pouco intenso, quiçá, a reservar grandes emoções e animação para sexta-feira, último dia de confraternização.

Todas elas só estão com o pensamento em duas coisas para esta sexta-feira, 15 de Julho: conhecer a Escola Agrícola da Paiã, principalmente pela oportunidade de poder andar a cavalo e de captar dúzias de imagens deste evento, que para muitas é o primeiro das suas vidas e, à noite, no jantar a ter lugar num restaurante na Pontinha, onde as candidatas esperam poder contar com a presença do autarca local, José Guerreiro, que todas têm em conta por ser uma pessoa afável, alegre e comunicativa. É, também, o jantar de final de cinco dias de actividades, antes de entrarem na semana de ultimar os preparativos para a grande noite de sábado, 23 de Julho.

Como reza a história, alguém aconselhava o Rei D. Dinis a ver as moças que passavam por aquela que hoje se apelida de Odivelas. “Ide vê-las, Senhor, Ide vê-las”….

Pois bem, foi por ai que surgiu o nome de Odivelas e é caso para dizer que a terra de oportunidades que é Odivelas, vai dar oportunidades a quem sair vencedora deste certame, já que granjeou fama além portas e muita gente do mundo da moda, vai estar atenta ao desenrolar deste evento de beleza.

Disso estão conscientes as finalistas com quem conversei hoje e que, como sempre, pode escutar em www.odivelas.com

São respostas para quem a juventude ainda agora despoletou nas suas curtas vidas. Mélissa de Carvalho, 1.ª Dama de Honor de Famões: Inês Ramos, 1.ª Dama de Honor na Pontinha: Jéssica Neves, 1.ª Dama de Honor na Póvoa de Santo Adrião e de Catarina Moleiro, 1.ª Dama de Honor em Odivelas.

Está a terminar esta semana de passeio. Esta sexta-feira vai trazer grandes emoções e recordações para todas as participantes e, como já referi, o jantar vai ser a sua apoteose e corolário. Sem dúvida, um grande final de semana… para depois retemperar na semana decisiva que antecede a noite de 23 de Julho.

Todas estão de parabéns e são, desde já, as grandes vencedoras da edição 2011 de Miss Concelho de Odivelas 2011.

Quanto a mim, desde que acompanho estas edições, é uma das melhores, dado que só existiu felicidade, sorrisos, alegria, cumplicidade e amizade.

Esta sexta-feira, lá estarei com elas na Paiã para nova tarde de grandes emoções. Depois trarei as emoções escritas desta aventura, já que as vividas e sentidas, ficam comigo e são impossíveis de descrever.

Despeço-me com um até já…

Saudações amigas,

Miguel Durão


Comments are closed.