breaking news

Os Poderes e a OdivelasTV – Os Vereadores do PCP, O Executivo e o Vereador Paulo Aido – Reunião Pública de Câmara de 4Ago2011 [vídeo]

Agosto 8th, 2011 | by Antonio Tavares

Em Odivelas a confusão continua e como os Poderes não se querem informar vai decerto continuar, enquanto der jeito.

Comecemos pelo princípio como é salutar. Já N vezes foi explicado que, existem 2 entidades distintas: a “Odivelas.com” e a “OdivelasTV” ambas com vida legal e registadas na ERC. Já foi explicado mas, como é natural, se até agora não perceberam e não procuraram informar-se é porque não querem perceber ou interessa-lhes ficar no limbo do “mais ou menos” aquela expressão Lusa com grande poder de adaptação.

No filme em anexo figuram 3 intervenções sendo uma delas da Sra. Presidente, Susana Amador e dos Vereadores do PCP/CDU, Rui Francisco e Ilídio Ferreira.

O desconhecimento da matéria em questão e da Lei das Autarquias Locais é gritante. Por um lado mistura-se a Imprensa, a Rádio e a TV por outro confundem-se com a “Odivelas.com” e a “OdivelasTV” e alguns nem sabem a que entidade se referir e na dúvida falam em “Odivelas.com” enfim, já explicámos mas continuamos cá para explicar aos interessados e o texto aqui http://odivelas.com/2011/08/04/odivelastv-recebe-ordem-de-saida-do-centro-de-exposicoes-o-parecer-da-associacao-nacional-de-municipios-e-a-nossa-resposta/ poderá ser um contributo mas, de qualquer modo, o artº 64, nº4, alíneas a) e b) da LAL bem o que da lei consta sobre as TVs, foi completamente ignorado, quero acreditar, por desconhecimento dos intervenientes o que, a ser verdade, é grave.

Voltemos ao princípio porque esta não é a primeira vez que a presença da OdivelasTV no Centro de Exposições é posta em causa. De algum tempo a esta parte os Vereadores da CDU e o Independente/CDS, Paulo Aido, “curiosamente” sempre em Reuniões de Câmara Privadas – não abertas ao público e à Comunicação Social, têm colocado na mesa requerimentos sobre a presença da OdivelasTV nas instalações do Centro de Exposições. Na base destes requerimentos está sempre aquela figura da igualdade de tratamento para todos os Órgãos de Comunicação Social. Ora, diversos militantes destacados do PCP e o Vereador Paulo Aido, bem como diversos membros do Executivo incluindo a Sra. Presidente, sabem porque são visitas habituais quando participam nos programas da OdivelasTV que neste Centro de Exposições (CEO) existem outros que também as utilizam e que eu saiba nunca qualquer Órgão de Comunicação que entendeu usar o CEO viu as portas fechadas.

Portanto, para resumirmos, o PCP, Paulo Aido, O Executivo e todos os Partidos Políticos em Odivelas sabem que não é apenas a OdivelasTV que usa o CEO e, no entanto movem-se…

O que os faz mover, todos no mesmo sentido? Sei e sinto-me muito bem com isso.

Quanto ao PCP de Odivelas, tivemos oportunidade há vários meses atrás de, pessoalmente, e em conversa com dirigentes destacados desse Coletivo, expor um conjunto de iniciativas que estavam a ser tomadas inclusive por Vereadores do PCP/CDU nas reuniões de Câmara. Não pode assim o PCP alegar que desconhecia o sentido dos requerimentos apresentados pelos seus Vereadores e pelo Vereador do CDS/Independente, Paulo Aido, em reuniões de Câmara Privadas.

Uma consideração final para salientar a diferença de processos que os representantes da população utilizaram neste “caso” da OdivelasTV. Não sabendo da realidade, não procuraram informar-se no terreno do que realmente se passava e ficaram-se pelos corredores do poder e estranhamente alheados de qualquer contacto formal nomeadamente a visita dos Vereadores nessa qualidade ao CEO. “Estranhamente” como bem referiu o Vereador Rui Francisco o Executivo da Câmara Municipal e a Sra. Presidente decidiram neste caso seguir os requerimentos da Oposição e optar pela saída da OdivelasTV do CEO. Na verdade, tirando as cerimónias de inaugurações e a participação em programas nunca vi os Vereadores nessa qualidade no CEO. Preocuparam-se com um regulamento para o CEO que iria resolver todas estas questões – Não! Porquê?

Termino inspirando-me nas palavras do Vereador Ilídio Ferreira do PCP para afirmar que “Nós não temos problemas nenhuns de que quando tivermos de ser corretos termos os partidos contra nós”.

CDS, PCP e PS estão finalmente de acordo com uma questão – A OdivelasTV tem de sair do CEO. A mim satisfaz-me plenamente as razões para esta união e faz prova do desconforto que geramos, temos pena! Parabéns à troika.

Desta equipa que se dedica à Informação consequentemente sem “agendas escondidas” e com grande esforço pessoal fica uma profunda desilusão sendo certo que aqui na OdivelasTV se pratica os valores da Liberdade, Transparência e Igualdade que outros apenas enunciam.

No que me toca pessoalmente continuo disponível para todos os esclarecimentos que alguém entenda por bem sempre em prol da defesa da liberdade de informação consequente.

António Tavares

Comments are closed.