breaking news

CABO VERDE PREPARA A MUDANÇA – PRESIDENCIAIS DECIDIDAS NA SEGUNDA VOLTA

Agosto 10th, 2011 | by Oliveira Dias

Com 4 candidatos, na linha de partida, ás presidenciais de Cabo Verde, realizou-se o escrutinio eleitoral ontem domingo, dia 7 de Dezembro, que opôs Jorge Carlos Fonseca, apoiado pelo MpD (movimento para a democracia), Manuel Inocêncio de Sousa, apoaido pelo partido do governo PAIVC (partido africano para a indpendência de Cabo Verde), Aristides Lima, e Joaquim Jaime Monteiro, respectivamente, e por esta ordem, o 1º com 87,6%, o 2º com 37,5%, o 3º com 25,8% e finalmente o 4º com 2,1%.

Assim passam á segunda volta João Carlos Fonseca, o candidato mais votado, logo seguido de Manuel Inocêncio de Sousa, já no próximo dia 21 de Agosto.

Jorge Carlos Fonseca nasceu no Mindelo (ilha de São Vicente) a 20 de outubro de 1950 e foi um dos protagonistas da transição democrática em Cabo Verde.
Advogado e constitucionalista, foi ministro dos Negócios Estrangeiros entre 1991 e 1993 – na altura em que o MpD chegou ao Governo, logo após a abertura do país, em 1990, ao multipartidarismo -, levando o arquipélago , pela primeira vez, ao Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Jorge Carlos Fonseca, porém, afastar-se-ia do MpD em 1994, sendo um dos fundadores do efémero Partido da Convergência Democrática (PCD), de que foi vice-presidente até 1998. Desde então, e independentemente da corrida às presidenciais de 2001, deixou de lado a política activa para se dedicar à universidade.
Licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa, Mestre em Direito (Ciências Jurídicas) pela Faculdade de Direito de Lisboa, escritor, advogado e jurisconsulto, “Zona” foi o primeiro a assumir-se como candidato às presidenciais em Cabo Verde, a 02 de Dezembro de 2010.
Entre 1977 e 1979 exerceu o cargo de secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde. Actualmente, além da advocacia, é director do Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais, na Cidade da Praia, tendo sido o autor do livro “Projectos de Novo Código Penal e de Novo Código de Processo Penal de Cabo Verde”.

Oliveira Dias

DECLARAÇÃO JORGE CARLOS FONSECA (formato pdf) »

Comments are closed.