breaking news

ODIVELAS – JSD lança petição pública “Valorização e Afirmação do Jovem Atleta Português”

Agosto 28th, 2011 | by Odv

A JSD/Odivelas lançou esta semana uma campanha de recolha de assinaturas para a petição pública denominada “Valorização e Afirmação do Jovem Atleta Português”.

Em comunicado, a JSD diz que o objectivo da iniciativa é “lançar um debate público sobre esta matéria e promover reformas que permitam aumentar os níveis de participação dos jovens atletas portugueses nas mais diversas modalidades (…)e obrigar a Assembleia da República e o Governo a fazerem esta discussão”.

De entre as centenas de assinantes que já se juntaram a esta causa estão, entre outros, Fernando Seara, Presidente da C. M. Sintra, Carlos Coelho, Eurodeputado, Duarte Marques, Presidente da JSD, Vicente Moura, Presidente do Comité Olímpico, Cândido Barbosa, ex-ciclista profissional, Pedro Roma, ex-futebolista profissional, Guilherme Aguiar, ex-dirigente desportivo e Rui Gomes da Silva, Vice-Presidente do Sport Lisboa e Benfica.

O texto da petição, dá conta que “Portugal é reconhecido internacionalmente pela qualidade dos seus atletas nas mais diversas modalidades (…). No entanto, constatamos que muitas equipas desportivas que militam nos principais escalões em Portugal, nas diversas modalidades, alinham muitas vezes uma maioria, senão totalidade de atletas estrangeiros. Fenómeno este, ainda mais preocupante, por se alastrar perigosamente aos escalões de formação, colocando em causa a evolução do jovem atleta português(…) Este debate deve naturalmente abordar a importância do desporto e do exercício físico na formação integral dos nossos jovens e na promoção de hábitos de vida saudáveis, assim como, a aposta efectiva na promoção do desporto nas escolas por intermédio de um maior envolvimento dos estabelecimentos de ensino e dos vários agentes educativos, passando por criar condições para promover o estatuto do atleta-estudante e propondo outras medidas que devam ser implementadas em prol de novas gerações cada vez mais activas e saudáveis”.

O texto, disponível para a sua leitura integral e posterior assinatura, está em http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N13333

Miguel Durão

Comments are closed.