breaking news

Mosteiro de São Dinis de portas abertas

Dezembro 13th, 2011 | by Miguel Durão

O Mosteiro de São Dinis, em Odivelas, está de portas abertas a visitas guiadas proporcionadas por técnicos da Câmara Municipal de Odivelas.

As visitas realizam-se no 1.º e 3.º domingos de cada mês, às 15h00 e às 16h00 e também às quartas-feiras, para grupos organizados, a ter lugar pelas 10h30. A entrada é gratuita, bastando para isso fazer uma inscrição junto da Divisão de Cultura e Património Cultural.

Breve historial do Mosteiro de São Dinis

O Mosteiro de São Dinis, fundado pelo Rei D. Dinis, vê iniciada a sua construção em 1295 na sua totalidade em estilo gótico.

A igreja do mosteiro compunha-se de três naves, flanqueada por duas torres. Desta construção inicial, restam as capelas absidais, dois dos lances do claustro novo, e o claustro da Moura.

No séc. XVIII, depois do terramoto, fizeram-se obras que não respeitaram a traça gótica, utilizando-se o estilo neo-clássico, quer na igreja, quer nos lanços do Claustro.

O Mosteiro de São Dinis, era de freiras bernardas, da Ordem de Cister. As residentes eram filhas da nobreza, que não casavam por não disporem de bens, quando a família não lhes atribuía um dote. Não estando prometidas em casamento a algum nobre, as raparigas recolhiam à sombra protectora dos mosteiros, enriquecidos com as doações dos reis e dos nobres, para aí levarem uma vida segura, em termos económicos.

Em 1834 extinguiram-se as ordens religiosas, durante a Monarquia Constitucional, e em 1902 o convento foi entregue ao infante D. Afonso que nele promoveu a instalação do actual Instituto de Ensino.

É Monumento Nacional desde 16 de Junho de 1910.

Comments are closed.