breaking news

ODIVELAS/FAMÕES – Autarquia ado(p)ta novo Acordo Ortográfico

Janeiro 7th, 2012 | by Miguel Durão

Desde o dia 1 de Janeiro de 2012, e conforme a resolução do Conselho de Ministros n.º 8/2011, que a autarquia famoense adoptou o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, aprovado pela resolução da Assembleia da República n.º 26/91. Assim, nos seus documentos e publicações, a Junta de Freguesia de Famões tem uma a nova norma linguística.
Segundo comunicado da edilidade “os conteúdos publicados na sua página de internet, passam a respeitar o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, ficando com a grafia original os textos que já constam em arquivo, ou seja, de acordo com as normas linguísticas seguidas até agora nos documentos oficiais, nomeadamente no Diário da República. No entanto, o layout do site vai ser remodelado o mais breve possível nos casos aplicáveis respeitantes aos títulos fixos (vulgo menus), de modo a actualizar a ortografia”.

Recorde-se que a o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa é um tratado internacional com o objectivo de criar uma ortografia unificada para o Português, a ser usada por todos os países de língua oficial portuguesa. Foi assinado por representantes oficiais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe em Lisboa, a 16 de dezembro de 1990. Timor-Leste aderiu em 2004, após recuperar a independência. O período de transição entre a antiga ortografia e a utilização generalizada das novas normas, em todos os países signatários, termina em 2015.

Miguel Durão

Comments are closed.