breaking news

Odivelas – Câmara Municipal e SL Benfica ignoram Ginásio Clube de Odivelas

Janeiro 22nd, 2012 | by Luis F. Silva

Estava decidido que apenas voltaria a escrever nesta Área de Rigor no final da época desportiva. E teria, como vou ter, muito que escrever…
Prega-nos o destino, por vezes, partidas com as quais não contamos e aí, é nosso dever utilizar esta coluna de opinião, que só a mim responsabiliza, e que apenas utilizo em situações de profunda indignação, além do tradicional balanço desportivo de final de época.

Vem isto a propósito de uma acção de formação destinada a professores, no âmbito do andebol, promovida pelo Benfica e pela Câmara Municipal de Odivelas, que tem como objectivo incrementar a prática do andebol nas escolas. Bonita ideia, que se saúda…Até porque, como editor desportivo desta casa, sempre achei que, desporto não se resume ao futebol…Embora não se possa falar de desporto no Concelho de Odivelas, ou noutro qualquer, sem futebol, há muito mais desporto neste Concelho e nos outros, que o futebol…

É por isso que, durante as regulares emissões da Área de Jogo, que transmitimos regularmente e em directo, às 2ªs e 6ªs feiras na TVL, nos preocupamos em divulgar  o que de bom, de notável, e de uma forma manifestamente missionária, se faz muito bem pelo desporto, em Odivelas. Fossem os clubes e aqui claro que há excepções saudáveis, que reconhecemos, menos dependentes do Poder e mais convictos no valor seu trabalho e certamente teríamos informação mais vasta, mais actual e poderíamos prestar melhor serviço a todos eles. São malhas que a subsidio-dependência tece e que, acabam por se reflectir no nosso trabalho e capacidade para levar a todos vós, todos os milagres desportivos que se fazem em Odivelas.

É evidente, que não calamos  os “milagres” que se fazem todas as semanas no futebol, no Cultural, no Tenente Valdez,  e no Caneças, ou em Loures, no Murteirense, no Ponte de Frielas, no Loures, no Sanjoanense, no Catujalense, “Os Bucelenses”, Camarate, Tojal, Bobadelense e Frielas. Só quem sabe, acompanha e vê, sente e  reconhece a importância  desse trabalho voluntário… e tão importante para que se formem homens e mulheres de bem….

Mas há as outras modalidades também… Em Odivelas só se pratica andebol no Ginásio Clube de Odivelas. Em Loures, apenas no Sportivo de Loures. E atentos a essa realidade, definimos em exclusividade uma equipa para acompanhar a modalidade.

Em Odivelas há também o basquetebol, no Odivelas Basket, o futsal, talvez a modalidade mais popular nas duas autarquias, onde séniores só em Loures, mas onde se fazem trabalhos de formação bastante importantes, sabe-se lá, para que continuidade…São exemplos de luta contra as impossibilidades…E nos dois Concelhos há ainda muito mais…O taekwondo, o judo, o atletismo, a caminhada, o karaté, o ténis convencional e o de mesa, o ciclismo das melhores pedaladas que se dão em Lousa e a lista seria infindável…

O que me trás aqui é o respeito pela gente que faz mexer estas coisas me merece, a propósito da iniciativa, que eu sei que foi proposta pelo Benfica, para desenvolver a prática do andebol nas escolas. O Benfica propõe, a Câmara aceita e convocam-se os professores…Vamos levar o andebol às escolas…Bem visto e há muito que se impunha…mas não seria expectável que o Município, no mínimo desse conhecimento e em melhor análise envolvesse o único clube que faz formação na modalidade neste projecto ? Claro que sim !
Saberá o Município de Odivelas o que custou fazer regressar o andebol feminino à cidade ? Saberá o Município, o que custa manter em actividade as quatro equipas de formação do Ginásio ? Saberá o Município, que além de desvalorizar e mandar “para o lixo”, o trabalho que é desenvolvido por muitas almas nobres em regime de autentico voluntariado
que todas as semanas são “embaixadores do Concelho de Odivelas” por esse País fora ? Com todo o respeito, eu acho que sabe, mas opta pelo mais fácil…, ou então não é manifestamente capaz de reconhecer o que tem de bom…

Como editor desportivo da Odivelas TV, agora TVL, obrigada a ir para Lisboa por determinação do Poder Autárquico de Odivelas, que em Agosto último nos convidou a abandonar as instalações que nos facultava no centro de Exposições, em Odivelas, embora por inicial influência da oposição, leia-se CDU, CDS e alguns outros na área cívica (?) como o MOC, mas que poderia facilmente ser contrariada  com o reconhecimento de utilidade municipal, que nunca nos foi concedido, nunca, mas mesmo nunca, deixarei de acompanhar o movimento desportivo em Loures e Odivelas. É cada vez mais premente e cada vez mais preciso…

Acreditem…O que não nos mata, torna-nos mais fortes…Obrigado clubes de Odivelas e Loures…É com quem trabalha, que estaremos sempre…Haja respeito, por quem trabalha sem interesse económico, para elevar o “orgulho de ser de Odivelas”…O Benfica pode ser bom…Mas caramba, olhem para dentro…Temos cá, quem faça tão bem ou melhor…A menos que, a intenção seja levar os melhores executantes das escolas para o Benfica…para o banco, eventualmente…e secar a concorrência de valores emergentes no Concelho…É bom para o Benfica, mas é mau para o Concelho…sobretudo para o único clube do Concelho, que até faz o favor á edilidade de investir na formação, mesmo sem “horas de pavilhão” que lhe permitam fazer mais…

As autarquias são uma conquista de Abril e foram criadas para defender e desenvolver as populações que representam, digo eu, editor desportivo da TVL, que continua a acreditar que a riqueza desportiva não vem do resultado que se obtém, mas sim do valor e do empenho que se colocam nas sementes do resultado que há-de vir…

Luis Filipe Silva

Comments are closed.