breaking news

Odivelas – Projecto “Odivelas, Concelho Amigo das Pessoas Idosas” origina assinatura de protocolo com Instituto do Envelhecimento

Fevereiro 6th, 2012 | by Miguel Durão

Tem lugar na quinta-feira, 9 de Fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Odivelas, pelas 10h00, a assinatura do protocolo com o Instituto do Envelhecimento que visa, entre outras, estabelecer acções de colaboração entre as duas entidades, tendentes ao desenvolvimento da fase de avaliação diagnóstica e final do projecto da Câmara Municipal de Odivelas, denominado “Odivelas, Concelho Amigo das Pessoas Idosas”.

Englobada nesta iniciativa vai ter ainda lugar a apresentação pública do Programa Municipal para a Celebração do “Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade Entre Gerações 2012”, declarado pelo Parlamento Europeu e pela Comissão Europeia.

Portugal é actualmente um dos países mais envelhecidos do mundo. De acordo com dados fornecidos pelo Instituto do Envelhecimento da Universidade de Lisboa, já existem 120 pessoas com mais de 65 anos por cada 100 com menos de 16 anos, e a tendência deverá acentuar-se, uma vez que a taxa de fertilidade em Portugal é das mais baixas – 1,3 filhos por mulher, quando deveria ser de 2,1 para assegurar a simples substituição de gerações.

Na Área Metropolitana de Lisboa estima-se que existam hoje 326 mil seniores residentes e que, dentro de uma década, esse número atingirá os 400 mil. No município de Odivelas, existem aproximadamente 27 mil munícipes com 65 e mais anos, de acordo com o anuário estatístico de 2010.

MD

 

Comments are closed.