breaking news

O Vereador Hugo Martins fala do “Caso” – Ginásio Clube de Odivelas [vídeo]

Fevereiro 7th, 2012 | by Antonio Tavares

O Gináso Clube de Odivelas foi ignorado numa iniciativa junto das escolas, promovida pela Câmara Municipal e pelo S.L. Benfica.
Esta situação esteve na base de um artigo de opinião do nosso camarada Luís Filipe Silva que pode ser lido aqui o qual motivou um esclarecimento da CMO que pode ser lido aqui.

Aproveitando a presença do Vereador Hugo Martins, que embora seja o responsável pelo Desporto é alheio à iniciativa do Desporto Escolar da responsabilidade da Veradora Fernanda Franchi, colocámos-lhe a questão.

Notas desta conversa no filme em anexo:

Em Março no Multiusos o Grande Sarau do Exercito, um espetaculo de grande dimensão, que vai ter uma grande causa social associada e o GCO vai ser envolvido.

O Pavilhão Municipal do Bº Olaio.

Os Clubes “Futsal” e os Clubes Ecléticos.

A Expansão das atividades do GCO.

O Programa de Apoio ao Associativismo Desportivo.

A Equidade das atribuições de “hora de pavilhão”.

Alguns Clubes estão a reduzir a sua atividade aos “benjamins” e “minis” e para o ano, provavelmente, será atribuida 1 hora para os escalões abaixo dos Infantis e os clubes que decidam se são os “benjamins” ou “minis”.

Valores/hora de 7 euros para Juniores e Seniores e nos escalões abaixo é gratuito.

A CMO transfere todos os anos para as Escolas Secundárias, 100.000 euros para a manutenção dos Pavilhões (água, eletricidade e gás).
Todos os meses 11 modalidades e 2500 atletas nos Pavilhões. 220 horas/semanais para os clubes.

A extensa entrevista que nos concedeu no passado dia 1 de Fevereiro aborda os temas:
Obras Municipais, Transportes: A Renovação da Frota, Desporto: GCO, Tenente Valdez, Santa Maria, Pavilhão do Silvado, Odivelas FC e o Pavilhão Multiusos.
Iremos publicando os temas individualmente para além de publicarmos na integra a entrevista com cerca de 1 hora e 50 minutos.

António Tavares

One Comment

  1. Joaquim Parente says:

    Bom dia a todos.
    Tive a oportunidade de ouvir o Sr. Vereador do Desporto da CMO e há uma situação que não consigo enteder.
    Apesar de concordar com o principio de que todas as colectividades deverão ter as suas oportunidades e os meios/apoios para desenvolverem a sua atividade, também não é menos verdade que muitas delas se dedicam apenas à modalidade de Futsal e na categoria de séniores, e também não é menos verdade que muitas acabam por fechar portas por falta do associativismo que não fomentam e portanto, não conseguem subsistir por muito no tempo. Daí que, na minha opinião, é um erro tremendo o que o Sr. Vereador disse, pois como o Sr. jornalista afirmou os clubes não são todos iguais nem têm todos a mesma estrutura e relevância no Concelho. E é verdade, reparem que em Lisboa, a Câmara Municipal não despreza certamente os clubes que lá existem, todavia, o apoio que lhes dá tem em conta a relevância e a dimensão de cada um. O Benfica e o Sporting, que são os maiores e os mais relevantes clubes de Lisboa têm recebido apoios que outros não recebem. E há outros clubes como o Belenenses, o Ginásio Clube de Português, etc, que também são grandes colectividades mas que já não estão no mesmo patamar dos dois primeiros.
    Em Odivelas tem de haver também uma diferenciação, sob pena de, não se fazendo, correr-se-á o risco de vir a ter centenas de colectividades que apesar de terem sempre a faculdade de fomentarem a pratica desportiva, o certo é que acabam por nada representarem, que conforme nascem assim acabam, e assim nunca se conseguirá ter pelo menos uma colectividade que represente de forma digna o Concelho. Vejam o que aconteceu ao Odivelas Futebol Clube, na altura o maior clube do Concelho. E que, a continuar assim, mais cedo ou mais tarde o Ginásio Clube de Odivelas também seguirá o mesmo caminho. É essa a politica que se pretende? É esse o objectivo que a CMO tem para o futuro do desporto em Odivelas?
    Se olharmos para Loures, sabemos que é representado pelo Sportivo de Loures, em Sacavém pelo Sacavenense, etc…etc…
    Depois há outra situação. O Sr. Vereador está tão preocupado com as ocupações dos pavilhões e com a distribuição das horas pelas colectividades do Concelho de Odivelas, então porque é que as categorias de Juvenis e Juniores do Sporting treinam no novo Pavilhão Multiusos, conforme já foi visto por muita gente? Então estes Clubes também pertencem a Odivelas? Ou será porque dão uma maior projeção a quem politicamente decide dentro das autarquias?
    Muito obrigado pela oportunidade que me deram de poder manifestar a minha opinião.