breaking news

”I Congresso Internacional de Odivelas – D. Dinis Innovatio” no Mosteiro de São Dinis

Março 13th, 2012 | by J Paiva Setubal

No âmbito das Comemorações dos 750 anos do nascimento de D. Dinis, a Câmara Municipal de Odivelas vai realizar a 30 e 31 de Março, o “I Congresso Internacional de Odivelas – D. Dinis Innovatio”, no Mosteiro de São Dinis e São Bernardo, em Odivelas

A sessão de abertura conta com as presenças de Susana Amador, presidente da Câmara Municipal de Odivelas; António Sampaio da Nóvoa, Reitor da Universidade de Lisboa; Margarida Dantas, Subdirectora do Instituto de Odivelas e Pedro Gomes Barbosa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Dividido em três painéis, sexta-feira o tema a ser abordado é “D. Dinis, o Tempo e a História”. Já no sábado, o tema em debate da parte da manhã é “D. Dinis, Cister e Odivelas”. À tarde, pelas 16h00, os presentes vão debruçar-se sobre “A Cultura no período Dionisino”. Este debate é antecedido de uma visita, pelas 14h30, ao Mosteiro de São Dinis e São Bernardo.

Em Outubro de 2011 celebraram-se os 750 anos do nascimento do Rei D. Dinis, efeméride que o município de Odivelas abraçou através das comemorações dos 750 anos do seu nascimento, revisitando de forma sistemática, ao longo de um ano, um dos reinados mais brilhantes da nossa história.

É neste quadro de elevado prestígio, desenvolvido com o Alto Patrocínio do Sr. Presidente da Republica, que a dinâmica dionisina estará em destaque com temas que vão abordar a construção do Reino de Portugal, a Cultura em D. Dinis e o seu vínculo a Odivelas, através da comunicação de um leque vasto de oradores, de reconhecida competência e trabalho cientifico desenvolvido sobre estas temáticas.

MiguelDurão

Comments are closed.