breaking news

Liga Zon Sagres. Liga Orangina. 3ª Divisão – Série E.

Maio 7th, 2012 | by Odv

Liga Zon Sagres

Disputou-se a 29ª jornada, e com o campeão já encontrado, os motivos de interesse centravam-se no clássico do Dragão, onde o Sporting ainda jogava uma cartada importante para “sonhar” com o 3º lugar. No estádio Axa, com o Braga a receber o Beira-mar, e a não poder claudicar, sob pena de na última ronda em Alvalade, poder vir a comprometer o acesso á 3ª pré eliminatória das Liga dos campeões, jogava-se outro trunfo. O desfecho destes 2 encontros acabou por ter resultados antagónicos. O Sporting perdeu por 2-0 frente ao anfitrião F.C. do Porto, ainda assim consolidou o 4º lugar, e o Braga venceu o Beira Mar por 1-0, assegurando o 3º lugar, carimbando desta forma a oportunidade de estar no caminho da Liga milionária. Por igual marca, venceu o Benfica, a “remendada” equipa da U.Leiria, que se deslocou á Luz com alguns juniores, e que demonstrou uma atitude digna de determinação e respeito, por uma instituição que merece toda a consideração daqueles que a representam.

Na cauda da tabela, onde a equipa da U. Leiria independentemente do resultado, não sairia do ultimo lugar, o ponto alto  residia em apurar, qual seria o desfecho dos jogos em que intervinham a Académica e o Feirense. Também com sortes diferentes no que concerne ao resultado, a Académica levou a melhor, vencendo o V. de Setúbal por 1-0, enquanto a equipa de Sta Maria da Feira perdeu por 3-1 em casa frente ao Guimarães. Com esta derrota caiu para o penúltimo lugar, permitindo á equipa de Coimbra sair da zona de despromoção, ou da “famosa” liguilha que envolve igualmente os 3º e 4º lugar da Liga Orangina. Esta é uma decisão que tem gerado alguma polémica, pelo que ainda existe a possibilidade de as 2 ultimas equipas do nosso principal escalão, permanecerem na 1ª liga. Resta apenas apurar se a equipa da U. Leiria pretende manter-se no futebol profissional. Assim sendo, á partida para a última jornada, os lugares que dão acesso ás competições da UEFA estão entregues. Ficarão os motivos de interesse restritos aos últimos lugares da pauta classificativa.

Liga Orangina

Disputou-se a Jornada 29 com os festejos da subida, a terem a assinatura do Estoril Praia, que volvidos 7 anos, regressa ao maior escalão do nosso futebol. Vitória difícil em Matosinhos frente ao Leixões por 1-0, com a colaboração de um jogador da equipa da casa, a dar uma ajudinha ao introduzir a bola na sua própria baliza. Nesta ronda, ainda não ficou decidido quem será o parceiro da equipa da linha, na promoção. Em luta estão o Moreirense que foi aos Açores empatar a 2 bolas com o Santa Clara, e o Desportivo das Aves, que também não foi além de empate caseiro, mas sem golos, frente ao Freamunde. Com estes resultados, está mais perto a equipa de Moreira de Cónegos que se encontra na 2ª posição com 51 pontos, mais um que a o Aves em 3º lugar. Na luta para evitar a despromoção mantêm-se 4 equipas. Arouca que perdeu em casa frente á Naval por 2-1 e está na 13ª posição com 33 pontos, e o Portimonense que recebeu o Trofense e não foi alem de um empate a 2 bolas, ocupando agora o 14º lugar com 32 pontos. As duas equipas que estão abaixo da linha de água, ou seja, em zona cinzenta, obtiveram o mesmo resultado. Um empate sem golos, sendo que o Sp da Covilhã registou este resultado em casa frente ao Belenenses, e o Freamunde, no terreno do Desp. Das Aves. Ambas as formações repartem o 15º e 16º lugar respectivamente com 31 pontos. Para falarmos das equipas de Lisboa, o Atlético empatou a 1 bola em casa, frente ao U. Madeira, somando agora 37 pontos e está na 8ª posição. Já a equipa de Belem mercê de uma igualdade a Zero, ocupa o 6º lugar com 38 pontos. Na próxima e última ronda, as emoções vão estar ao rubro, com o apuramento da 2ª equipa que segue para a 1ª liga, e os despromovidos.

3ª Divisão – Série E

 Disputou-se a 7ª jornada, e o especial destaque vai para a vitória do Sacavenense no Cartaxo por 2-1. Com este resultado, a formação de Sacavém assegurou a permanência na 3ª divisão. Lidera com 30 pontos, logo seguido do Eléctrico com 29, fruto de um empate a 1 bola em Alcochete. Curiosamente, os dois líderes encontram-se na próxima ronda. Na zona de despromoção ainda subsistem algumas dúvidas relativamente a quem serão as equipas que descem. Alcochetense e Cartaxo somam 20 pontos e ainda lutam por um lugar confortável, já a tarefa do Elvas e do Olímpico do Montijo se apresentam mais difíceis de resolver. As próximas jornadas serão decisivas.

Vitor Martins

Comments are closed.