breaking news

Debate na C.M. de Odivelas “Salvar a Ramada? – Não Obrigado! Custe o Que Custar!” [vídeo]

Julho 4th, 2012 | by Antonio Tavares

Na reunião de Câmara de Odivelas, do passado dia 27 de Junho de 2012, Paulo Aido, Vereador Independente, apresentou a moção “Reorganização Administrativa e Territorial Autárquica”, cuja posterior discussão, veio a incidir, maioritariamente, sobre a Freguesia da Ramada.

O entendimento da atual Lei da Reforma Administrativa no que se refere ao Concelho de Odivelas, estabelece que das 7 Freguesias atuais, restem Odivelas, Póvoa Sto. Adrião, Pontinha e Caneças, sendo que as restantes: Famões, Ramada e Olival Basto virão seguramente a ser agregadas às Freguesias que se mantém. Ora a Lei atual dá a possibilidade de a Freguesia da Ramada escapar a esta agregação mas, isso implicaria uma tomada de posição dos Autarcas do Concelho de Odivelas nesse sentido.

Ao longo do debate, cujo filme em anexo apresentamos, pode verificar-se que de um lado, os Vereadores do PSD e o Vereador Independente Paulo Aido defenderam aproveitar a oportunidade que a Lei dá para salvar a Freguesia da Ramada da agregação com Caneças e, do outro lado, PS e CDU que não pretendem aproveitar a oportunidade da Lei e que, continuam firmes na tese de que defendem as 7 Freguesias e vão continuar nesta posição até ao fim custe o que custar. Ou seja, PS e CDU, não pretendem aproveitar a prorrogativa da Lei para “salvar” a Ramada.

Outras Notas:

“Manter esta posição até ao fim custe o que custar”, Presidente Susana Amador (PS).

“Não concorremos para uma discussão que tem como primado extinguir Freguesias”, Rui Francisco (CDU/PCP).

“Se a Freguesia da Ramada amanhã for agregada, a responsabilidade é de todos os Autarcas do Concelho de Odivelas”, Carlos Bodião (PSD).

“A propaganda enganosa na Ramada”, Sandra Pereira (PSD).

“Em Odivelas não é justificável a existência da Freguesia de Odivelas”, Hugo Martins (PS).

A Lei e os interesses de Odivelas.

O exemplo da Reforma Administrativa em Lisboa encetada por António Costa.

Documento PDF da Moção do Vereador Paulo Aido 

Documento da Tomada de Posição do Vereador Hernâni Carvalho

Edição e Imagem: António Tavares

Comments are closed.