breaking news

Odivelas – “Manifestação Cultural” contra agregação de freguesias junta população na Rotunda do Olival Basto

Janeiro 8th, 2013 | by Miguel Durão

RogBreiaMainf5Jan2013No passado sábado, 5 de Janeiro, a Rotunda do Olival Basto foi o palco escolhido para uma “Manifestação Cultural” que juntou largas centenas de pessoas contra a proposta de agregação das freguesias no concelho, no âmbito da Reforma Administrativa do Território.

A animar a tarde estiveram grupos corais, ranchos folclóricos e outras colectividades do concelho de Odivelas que, de uma forma artística, demonstraram a sua oposição à extinção de freguesias.

Recorde-se que de acordo com a proposta apresentada pela Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território(UTRAT), Odivelas, que tem actualmente sete freguesias, fica com quatro, em resultado da agregação de Caneças com a Ramada, Famões com a Pontinha e Olival Basto com a Póvoa de Santo Adrião.

O concelho de Odivelas, criado em 1998, é dos concelhos mais jovens do País, ocupando 26,6 quilómetros quadrados e com uma população estimada de 144 mil habitantes.

A TVL marcou presença nesta iniciativa e falou com os presidentes de junta das sete freguesias do concelho sobre este tema e ainda com José Falcão (BE).

Edição: Miguel Durão

One Comment

  1. Antonio Tavares says:

    Eu só gostaria de lembrar que como consta no link do artigo relacionado:
    A Agregação das Freguesias aprovada no Parlamento foi a Grande Oportunidade Perdida pelas Freguesias do Concelho de Odivelas.
    António Tavares