breaking news

Odivelas – Projecto “Bibliófilo vai à escola” regressa em Fevereiro

Janeiro 10th, 2013 | by Miguel Durão

bibliofiloÉ já a partir de Fevereiro que os livros infantis vão viajar da Biblioteca Municipal D. Dinis (BMDD) direitinhos para as mãos dos mais pequenos que frequentam os jardins-de-infância do concelho de Odivelas.

O projecto intitulado “Bibliófilo vai à escola” regressa, neste ano de 2013, a oito jardins-de-infância que incentivam, assim, a promoção da leitura em meio pré-escolar, garantindo um trabalho continuado em torno do livro.

Na prática, a Biblioteca Municipal D. Dinis sai do seu espaço natural para visitar escolas, desenvolvendo sessões de sensibilização e promoção da leitura em Jardins-de-infância. Em cada visita, vai ser entregue um baú com 30 livros para serem explorados e trabalhados, livremente, pelos alunos e educadores, durante 30 dias.

Este projecto abrangeu, durante dois anos lectivos, cerca de 900 crianças em todas as freguesias do concelho. O balanço foi bastante positivo e dignificante, pois estimulou a actividade cognitiva das crianças, despertando-as para o interesse pela leitura e pela exploração dos livros. Foi notória uma evolução das crianças face aos livros que se manifestou por uma maior capacidade de exploração dos livros e até mesmo de concentração e interacção.

Miguel Durão

Comments are closed.