breaking news

“Poder Local” – O Desporto em Odivelas. 18/Janeiro, Barão das Neves, Marco Pina e Carla Rosinhas

Janeiro 18th, 2013 | by Antonio Tavares

MarcoPina20130118Temas Livres:

5’00’’ Carla Rosinhas – Pepa Xavier e os seus desejos para 2013. A condenação na praça pública. Os efeitos na sociedade portuguesa, condenada a deixar de ter sonhos.

7’45’’ Marco Pina – Ruben Faria na liderança do Dakar 2013. Pedro Proença eleito melhor arbitro de 2012.

9’09’’ Barão das Neves – Samsung em vez da mala um tablet. Pedro Proença, o roubo na catedral. A greve do Metro na manhã. O relatório do FMI com a colaboração de 11 ministros.

Tema Principal – O Desporto

12’20’’ Carla Rosinhas – O Desporto em Odivelas está de boa saúde. Investimento nas infraestruturas. Novos campos sintéticos. A prática generalizada pelos cidadãos de Odivelas. A importância do Clube Movimento.

15’50’’ Marco Pina – Acréscimo de equipamentos desportivos. Entre 2000 e 2005 o Desporto teve um cariz de prioridade em Odivelas com intervenções de base e bastante visíveis. Os apoios financeiros às associações desportivas. Fomento do Desporto e os apoios municipais. Comparação entre os apoios na Comissão Instaladora e primeiro Mandato e os últimos dois Mandatos. O PADO atual é mais reduzido. Alguns apoios suspensos. Consta-se que o apoio financeiro à atividade desportiva pode também vir a ser suspenso. Os Constrangimentos. A preocupação com a gestão do Desporto Municipal.

21’42’’ Carla Rosinhas – Apoiar o Desporto de forma diferente. Em vez do Subsídio a logística e o transporte. Investimento mais nas infraestruturas e nas cedências de instalações.

24’26’’ Barão das Neves – declaração de interesses como Presidente do Académico da Póvoa. A carta desportiva do Concelho de Odivelas. A entrevista de Carlos Lérias à TVL. A s componentes que fazem o Desporto em Odivelas. As medalhas a pessoas que não são de Odivelas. Uma grande festa do Desporto em Odivelas. O Clube Movimento criado pelo Carlos Lourenço – uma coisa boa. Carlos Lourenço um grande Vereador de Odivelas. O Desporto Informal e os exercícios sem acompanhamento médico. A Camara tem de ter um papel didático. O Desporto não federado é muito caro. O grande subsidio do Académico vem da festa da póvoa.

31’15’’ Carla Rosinhas – O PADO e o apoio aos Clubes e Associações. O papel da Autarquia. Os cidadãos organizados e os não organizados. (O histórico da maratona – Barão das Neves). O Clube Movimento. Os Protagonistas do Desporto. (Os eventos que este ano não se realizaram – Barão das Neves). A Politica de Desporto é a mesma. As politicas e as pessoas. Foi Carlos Lourenço que teve a ideia de construir um grande pavilhão em Odivelas. O acordo com o Sporting CP (O Valor hora e o valor atribuído ao Sporting CP – Barão das Neves). O acordo anual com o Sporting CP e as tarifas.

44’05’’ Marco Pina – O desporto informal e a saúde das pessoas que o desenvolvem. A Sensibilização. A responsabilidade da Autarquia e a utilização dos aparelhos. Os recursos do Clube do Movimento. As pessoas e os programas. As políticas Municipais do Desporto não se podem cingir aos apoios que são concedidos. O fomento do desporto informal. Promoção da Educação para o Desporto. Formação de técnicos e dirigentes. As Associações desportivas servem a sociedade. Houve, agora não há – As Opções Políticas. Houve provas promovidas pela Câmara Municipal. Carlos Lourenço muito presente. As campanhas no passado. A Ética e o Fairplay. O PAMA desapareceu. Os Transportes da Câmara.

57’32’’ Barão das Neves – Os clubes não podem estar sentados à espera que a Camara lhes dê tudo. Os clubes à volta dos subsídios. Os custos inimagináveis. Custos de 7500 euros ano no Inatel. Um campo de futebol para a Póvoa de Santo Adrião. O pavilhão do Silvado . A carta desportiva – Odivelas mal servido. Os equipamentos por Freguesia. As maiores e as menores Freguesias.  (Partilha dos equipamentos – Marco Pina). Não há nenhuma infraestrutura de futebol nas Freguesias da Póvoa e Olival Basto. A disparidade dos equipamentos desportivos. O parque das Rolas.

1h7’53’’ Marco Pina – Nos equipamentos municipais estão contemplados os campos das escolas (60%). Os rácios não são para ficarmos descansados. (Os campos sintéticos e as parcerias com as escolas – Barão das Neves).

1h11’28’’ Carla Rosinhas – A realidade financeira atual e a de 2001. As grandes iniciativas continuam a ser realizadas com o apoio da CMO. O apoio ao torneio do CAC em transportes e em refeições. (A politica de apoio a grandes eventos é a correta? – Barão das Neves). (O Torneio do CAC é uma iniciativa de mérito para a Freguesia e para o Concelho – Marco Pina). (Há uma série de coletividades que vão desaparecendo – Barão das Neves). As infraestruturas – temos de olhar para elas de uma forma integrada nos Concelhos e na área metropolitana. Três escolas secundárias têm pavilhões desportivos novos. (O desporto escolar integrado no desporto municipal e a interligação com os clubes – Barão das Neves).

1h26’27’’ Marco Pina – O atletismo e a importância de José Neves. O atletismo em Odivelas esfumou-se. Não há uma pista de atletismo em Odivelas e era importante. O Patameiras. Há uns anos atrás foi muito fomentada a prática do atletismo. Os craques do atletismo em Odivelas. O esbanjamento de dinheiro – Volta a Portugal e os 100.000 euros. O que era necessário para o Nelson Évora treinar em Odivelas. (Os estímulos – Dar atenção a todos os nosso atletas que se distingam e o reconhecimento dos Dirigentes – Barão das Neves).

1h40’20’’ Barão das Neves – A localização das infraestruturas e as parcerias. O campo de futebol e os Odivelenses da Póvoa de Santo Adrião. A política do executivo e as pessoas. Percursos das Caminhadas e dar a conhecer Odivelas. Os Vereadores devem visitar os Clubes.  (Marco Pina – As Ciclovias) (Carla Rosinhas – As ciclovias forma uma iniciativa de Vitor Peixoto que não correu bem).

Edição: António Tavares

Comments are closed.