breaking news

Odivelas – Comunicado à Imprensa da FERLAP – Encontros sobre Educação sem a presença de Alunos e Pais

Janeiro 25th, 2013 | by Odv

ferlap” 25/01/2013

Serve o próximo ”

 

Encontro Nacional “Educação e a Escola Pública: Que Futuro?””, promovido no próximo dia 25 de Janeiro pela Câmara Municipal de Odivelas, no auditório do Centro de Exposições de Odivelas, a partir das 9h30, como pretexto para expressarmos a nossa opinião sobre os mesmos, sem querer com ela dizer, que os mesmos não sejam benéficos. Apenas não conseguimos compreender, como é que se realizam encontros sobre Educação e os principais interessados nela, os Alunos e os Pais destes, não sejam convidados a participar nos painéis que vão discutir o tema. Até compreenderíamos se não existissem Alunos nem Pais, nem entidades representativas dos mesmos, o problema é que existem uns e os outros e não são chamados a intervir, são sim convidados, como foi o caso da FERLAP, a assistir e em caso de debate a depender da boa vontade do moderador para poderem apresentar as suas opiniões. Nós sabemos que os Srs. Doutores e os Srs. Deputados são especialistas nos assuntos de que o encontro vai tratar, no entanto, não seria com toda a certeza descabido, ouvir a opinião dos principais interessados, ou será que esta opinião pode ser incómoda e desalinhada com o pensamento de quem nos Governa, local e nacionalmente? Já aquando do programa “Prós e Contras” sobre as agregações de Escolas, estranhámos a não participação nos painéis de Alunos e/ou Pais, fizemos chegar a nossa estranheza e descontentamento tanto à produção do programa, como a provedor da RTP, até hoje não obtivemos qualquer resposta.

Entendemos que apenas se pode falar de Educação, se os principais interessados nela, poderem dar a sua opinião em igualdade com os demais intervenientes, de outra forma, consideramos não haver interesse em que se oiça a opinião dos directamente envolvidos, que vivem o dia-a-dia da Escola Pública e que podem opinar de forma avalizada sobre a mesma.

Mas tendo em conta a hora e o dia da semana a que se realiza o encontro, horário laboral, talvez não faça mesmo sentido a participação de Pais e/ou Alunos, o que nos levanta a questão: A quem se destinam estes Encontros? Aos Pais e Alunos não é certamente, aos Professores e Auxiliares também não, então a quem?

Fica a pergunta.”

Veja documento em formato pdf»

 

Comments are closed.