breaking news

“Poder Local” – Política Cultural e Património Histórico – O Debate na TVL

Março 24th, 2013 | by Odv

PoderLocal_Barao22MAr2013O programa “Poder Local” desta semana, emitido no dia 22/Março na TVL, teve como tema: “Política Cultural e Património Histórico em Odivelas”.

Presentes no debate, Miguel Xara-Brasil (CDS/PP), José Barão das Neves (Independente) e Marco Pina (PSD). A Coordenação e Moderação do Debate, esteve a cargo de Helena Fonseca.

Para além do tema principal, o Instituto de Odivelas e a ameaça que paira de uma resolução breve do Ministro da Defesa de transferir o IO para Carnide foi um assunto trazido à mesa por Xara-Brasil e que mereceu o devido realce.

Temas livres

1’45’’ Xara-Brasil – Chipre e o roubo. A boa Nova de já ter Papa.

3‘ 40‘’ Marco Pina – Chipre e a retirada de confiança com a taxa dos depósitos. Muita lavagem de dinheiro no Chipre.

7‘ 55‘’ Barão das Neves – A Europa perdeu o rumo. O dia do Pai importante como católico. O tempo de espera do Tribunal Constitucional. António Borges que vá trabalhar para a Suiça. A EPAL e a gestão das perdas – novo sistema com perdas inferiores a 8%. Exposição no CCL sobre a Água. Gostava de ter estado no programa anterior com o Vereador Paulo César, comentando a afirmação do Vereador de que “Ser Autarca é já como ser Cadastrado”.

Instituto de Odivelas

11‘ 38‘’ Xara-Brasil – A intenção do Governo de transferir o Instituto de Odivelas para Carnide. Informações sobre o que é hoje o Instituto de Odivelas – IO. Em defesa da permanência do IO em Odivelas.

18’ 20’’ Marco Pina – A importância do IO. Desconhecimento das razões que suportam a decisão da saída do IO do Concelho. Uma instituição de referência.

20’ 38’’ Barão das Neves – Uma faca nas costas com a saída do IO para Carnide. Uma decisão que não faz sentido. Acabar com uma das melhores instituições de ensino. Todos os Odivelenses devem mostrar o seu desagrado.

22’ 44’’ Xara-Brasil – A instabilidade nas alunas do IO. As Alunas Internas. Não há aqui um ganho económico. Quem vai inscrever a sua filha com esta instabilidade? Neste momento já há 100 inscrições para o próximo ano. Quanto custa o IO? Quanto vale?

Cultura e Património

28‘ 25‘’ Marco Pina – A CMO injeta financiamento na Municipália. Duplicação de atividades no Município com a Divisão de Cultura da CMO e a Municipália. Divisão de Cultura da CMO tem poucas verbas e a Malaposta a consumir recursos sem iguais constrangimentos.

33‘ 05‘’ Barão das Neves – O arrendamento do Multiusos ao Sporting foi um negócio mal feito. Um milhão de euros é muito dinheiro. Contra as empresas municipais. Cultura – Divisão de Cultura, Desporto – Divisão do Desporto. As bandas de rock e os grupos de teatro.

38’ 15’’ Xara-Brasil – Pavilhão Multiusos cedido à Municipália sem custos e a Municipália é que vai arrecadar as receitas e isto foi feito para contornar habilidosamente a lei que saiu para acrescentar receitas à Municipália. A revisão dos Estatutos da Municipália deveria ter sido feita até 28 de Fevereiro e não foi feita – O que vai acontecer à Municipália? O Túmulo de Dom Dinis está em Odivelas. O Rei mais importante de Portugal. O Túmulo em ruinas e o Órgão no IO. História, Cultura e Tradições em Odivelas. A Bienal Lusófona

45’55’ Barão das Neves – Municipália Credora???

46’50’’ Marco Pina – A construção de um edifício em zona protegida do Mosteiro de Odivelas. Legado do Rei Dom Dinis. Iniciativas e estratégias. A Comissão Instaladora. A Doçaria Conventual. A Confraria da Marmelada. O PACO e subsídios que continuam a ser concedidos. O Centro de Exposições podia ser potenciado. A Bienal consume um conjunto de verbas. Não se dá a divulgar as exposições. Muitas vezes não vai lá ninguém. Biblioteca Municipal há 7 anos que não tem 1 euro para aquisição de livros.

57‘ 36‘’ Barão das Neves – Falta uma Estratégia. Os Artesãos no Centro de Exposições. Marcas da Terra. Vincar as raízes. Fazer uma feira dos Saloios no Jardim da Música. Pólo da Biblioteca na Póvoa de Sto Adrião. Centro Histórico. Barruncho e a degradação do Património. Pedro Alexandrino. O Chafariz de El-Rei. Caneças e o Aqueduto das Águas Livres.

1h 09’ 00’’ Xara-Brasil – A CMO não tem uma Política para a Cultura – Tem uma feira das Vaidades. Mosteiro aberto aos sábados, domingos e feriados. A carta que a senhora presidente da Câmara enviou sorrateiramente à Comissão de Cultura da Assembleia da Republica, dizendo para não darem muita atenção aos que se deslocaram à A.R. e assim boicotou que o Mosteiro fosse aberto aos sábados, domingos e feriados. O Senhor Roubado está a ser vandalizado permanentemente. Quinta do Espanhol onde se investiu 1 Milhão de Euros.

1h 14’ 57’’ Marco Pina – A Agenda Municipal. Apostar na reabilitação do Património. Os carros estacionados junto ao Mosteiro. As Fontes de Caneças.

1h 19’ 05’’ Xara-Brasil – As figuras históricas que passaram por Odivelas. A feira de Óbidos e os chocolates da Pontinha

1h 19’ 50’’ Barão das Neves – A Agenda não é distribuída pelos clubes de Odivelas e não chega às Pessoas. Sítios de interesse. Um potencial enorme.

Comments are closed.