breaking news

Crónica “Às voltas com as pérolas do Concelho” – Ide vê-las, ide vê-las… as “senhoritas” que andam pelo concelho

Julho 17th, 2013 | by Miguel Durão

Misses-7Pelas 9h30 da manhã de terça-feira, 16 de Julho, cerca de 19 candidatas ao título de “Miss Concelho de Odivelas 2013” deram o pontapé de saída na semana de confraternização, conhecimento e passeio que anualmente lhes é proporcionado pela organização do concurso, que este ano celebra a vigésima edição e liderado por Eduardo Sousa.
O ponto de encontro, bem como dos próximos que se seguem, foi o Largo D. Dinis. Foram chegando a conta gotas, descontraídas e um pouco tímidas, coisa natural de alguém que está a conhecer a “turma” onde está inserido e que pouco sabe dos “colegas” com quem vai conviver até 27 de Julho.

Após o pequeno-almoço e das primeiras fotos de família junto do Mosteiro de Odivelas, mais conhecido como das “meninas de Odivelas” que ao que tudo indica, estão de saída da “terra de oportunidades”, para se juntarem ao colégio dos rapazes, em Benfica, a comitiva percorreu a pé, as poucas centenas de metros que separam o Largo D. Dinis da Casa da Juventude, para uma visita relâmpago e posteriormente, do Jardim da Música e Centro de Exposições, tendo sido depois recebidas, pelas 11h30, nos Paços do Concelho, pelo Vice-presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Mário Máximo.

O edil, num breve discurso para não maçar as concorrentes, lá foi dizendo que se trata de um concelho com 144 mil pessoas e que tem pena que o concurso, cujas eliminatórias são realizadas nas sete freguesias do concelho, estejam condenadas a serem feitas em apenas quatro, em virtude da junção de algumas freguesias, lançando ao mesmo tempo, o repto a Eduardo Sousa sobre o futuro do evento. Prontamente o promotor do concurso tratou de dissipar as dúvidas ao afirmar que para o ano, o modelo mantém-se, ou seja, as eliminatórias vão continuar a ser feitas pelas freguesias que actualmente compõem o concelho de Odivelas – Famões, Pontinha, Caneças, Ramada, Odivelas, Olival Basto e Póvoa de Santo Adrião – o que foi de imediato saudado pelo autarca ao afirmar que “a junção de freguesias é uma perda de riqueza”.

Misses-6_1

Debruçando-se sobre o concurso, Mário Máximo deixou a mensagem às presentes de que “as senhoritas estão a assumir um papel relevante para o concelho neste concurso e devem estar preparadas para ouvir um «não»”. Aqui, o autarca foi mais longe ao afirmar que “não gosto de ouvir conselhos e sei que todos nós devíamos estar mais disponíveis para ouvir os outros porque é bom estarmos abertos à diferença”, sublinhou.

Após receberem umas lembranças do município foi tempo de visitar alguns dos patrocinadores, até a barriga dar horas e chegar a vez de almoçar numa marisqueira que deixou as candidatas bem impressionadas e, claro, satisfeitas com o repasto.

De tarde, as concorrentes foram ao encontro de mais alguns patrocinadores, onde aproveitaram também, para fortalecer laços de amizade e de diálogo entre as candidatas, uma vez que vão ter que eleger a “Miss Simpatia”, por isso, toda a simpatia, naturalidade, afectos e outros que tais…podem valer um título de destaque nos 20 anos de “Miss Concelho de Odivelas”.

Foi com um lanche (muito bem servido) que as candidatas terminaram este primeiro dia de confraternização

Pela frente vão ter os “desafios” de praticarem um pouco de ginástica, piscina, equitação e ténis, apenas para dar alguns exemplos.

Miguel Durão

 

Comments are closed.