breaking news

Sabe o que é a Municipália ? – J. Paiva Setúbal

Julho 30th, 2013 | by J Paiva Setubal

topo_jpaivasetubalOdivelas com os seus 27 km2, mal medidos, concentra cerca de 150.000 habitantes o que lhe dá um rácio de habitantes/m2 maior do que a grande maioria dos restantes 307 Concelhos do País.

Estas condições deveriam proporcionar aos Odivelenses um bom conhecimento do que se passa à sua volta, ao fim e ao cabo, ali mesmo ao lado, tão perto vivem uns dos outros.

Não é assim !

Os Odivelenses sabem nada, ou sabem muito pouco, do que se passa no seu Concelho.

Desafiamos os eventuais interessados em serem informados, há muitos que se estão ralando para o que se passa, a que definam um tema concelhio qualquer, e vão para a rua perguntar a quem passa o que sabe sobre a matéria escolhida.

Deixo algumas dicas:

– Sabe como se chama o/a Presidente da Câmara ?

– Conhece o estádio Arnaldo Dias ? Sabe onde fica ?

– Sabe de algum local do Concelho onde se faça teatro ? E natação sincronizada ?

– Quantos títulos ganhou a equipa de natação de competição de Odivelas ?

– Já ouviu falar do Jardim Botânico ?  Sabe onde fica ?

– Quanto tempo a pé demora entre a esquadra da PSP e o Centro de Exposições ?

– Sabe quantas denúncias referentes a atos de gestão danosa, ou dolosa, foram entregues ao Ministério Público ? E a quem se referem ?

– …

Bom, poderia juntar mais de 100 perguntas deste nível de dificuldade e as respostas que se iriam obter, caso este exercício fosse concretizado, seriam de desconhecimento muito acima dos 75%.

Demagogia, irão disparar alto e bom som os responsáveis pela gestão camarária que têm a obrigação de fomentar o conhecimento do município, ao menos aos seus habitantes.

E fá-lo-ão mesmo perante a evidência do desconhecimento da população pelas coisas de Odivelas.

E se nalguns casos isso não é mais do que o resultado do desinteresse social de muitos portugueses, egoístas, introvertidos, socialmente deslocados, em muitos outros casos (a grande maioria, afirmamos nós) é a prova da falta de informação acerca do que vai sendo feito nestes 27km2 de território português.

O “odivelas.com” e a “OdivelasTV” são os únicos Órgãos de Comunicação Social, regulares, de atualização, leitura e consulta permanentes, existentes no Concelho.

São acedidos por milhares de leitores/espectadores diariamente.

No entanto estas circunstâncias não são suficientes para que a gestão municipal os reconheça como de utilidade concelhia e os utilize como veículos de divulgação daquilo que de bom se vai fazendo em Odivelas.

A última novidade veio da Municipália.

A Municipália (EM) patrocina equipas de competição de Natação e de Natação Sincronizada.

Independentemente da discussão sobre se este patrocínio é ou não legítimo num Concelho cujos órgãos dirigentes se confessam incapazes de gerir equipamentos desportivos, o certo é que não há qualquer informação sobre a existência desta atividade desportiva em Odivelas.

Nem nós, nem a população, sabemos que tal coisa existe.

Fomos perguntar aos odivelenses, na rua, se sabiam da existência de uma equipa de Natação Sincronizada em Odivelas.

Recebemos uma resposta positiva… (em 7 perguntados) de alguém que por acaso é funcionário da Municipália. Pudera, só faltava esses mesmos  também não saberem…

Na maioria dos casos nem sequer o nome Municipália é reconhecido e, quando é, é relacionado com “qualquer coisa das piscinas, não é ?” …

Não queremos agora, aqui, desenvolver demasiadamente este tema.

Bastaria ter presente o enorme falhanço em termos de assistência que têm sido as iniciativas mais relevantes da Municipália (revejam-se  os eventos integrados na Bienal da Lusofonia cancelados e/ou com meia dúzia (são 6 !) de assistentes na plateia) para se procurarem as causas e as soluções das coisas acontecerem assim.

No entanto nada demove os responsáveis.

Tal como outros, são pessoas que “nunca se enganam e raramente tem dúvidas !”

Depois, é o que se vê…

J.Paiva Setúbal

30/Julho/2013

Comments are closed.