breaking news

Odivelas pode contar com o PSD

Novembro 25th, 2014 | by Odv
Odivelas pode contar com o PSD
Marco Pina [Opinião]
0

Odivelas pode contar com o PSD MarcoPina16AnivTexto

 

O momento é de celebração. O concelho de Odivelas celebra o seu 16.º Aniversário e não há melhor momento para realizar um balanço e realçar a evolução do trabalho realizado durante este período, mas também para admitir, frontalmente, o muito que ainda está por realizar. O PSD é um partido que não se conforma, quando o que está em causa são as pessoas e os seus problemas.
Durante esta ainda curta caminhada que mediou a instalação do Município de Odivelas e este 16.º aniversário é inegável, e por isso destaco, a preponderância da acção do PSD. Estivemos na linha da frente na reivindicação da criação deste novo município, porque sempre acreditámos que se repercutiria positivamente nas condições de vida dos odivelenses. O que evidenciarei mais à frente. Mas não ficámos por aqui. Nunca nos demitimos das nossas responsabilidades e por entendermos que seríamos uma mais-valia na criação dessas condições, integrámos a gestão municipal até agora.

Porém, o momento é também de desmistificação. As dinâmicas partidárias tendem a sobrepor-se, muitas vezes, aos interesses das populações. A disputa da obra feita, que muitas vezes faz lembrar a disputa de um brinquedo de crianças, relega para segundo plano o que deveria ser primordial, desvirtuando a evolução ocorrida.
Apesar de ser agente político, não tenho qualquer pejo em admitir que um dos problemas dos partidos e dos políticos é o paternalismo com que encaram os investimentos realizados. Chega-se à incoerência de se querer atribuir mais importância a quem realizou, do que ao que se realizou. Não existe tanta preocupação com o benefício produzido para as populações como com os dividendos políticos que se podem retirar da efectivação desses investimentos, aproveitando também, tendo em conta os objectivos eleitorais, para os ofuscar ou minimizar, quando estes têm o cunho de cores partidárias diferentes. É pernicioso.
Os protagonistas políticos têm de evoluir. É hora de perceberem que mais importante do que reclamar a obra realizada, é ter a noção do dever cumprido e da correspondência às expectativas criadas em quem neles confiou. Independentemente do partido político que a efectivou. É através desse cumprimento, que proporciona a melhoria da qualidade de vida das populações, que obtemos crédito e confiança. Mas, possivelmente, isto é pedir demais.

Na actualidade estamos a assistir a algo que considero digno de realce. Sem paternalismos, mas porque a afirmação da verdade impera sobre qualquer outro desígnio, sou levado a destacar que é no decorrer de um mandato em que os constrangimentos orçamentais são por demais evidentes, fruto do estado de bancarrota para onde nos conduziu o Governo Socialista de José Sócrates, que o concelho de Odivelas não continuou a ser esquecido, tendo sido alvo de elevados e importantes investimentos, realizados por parte de um Governo do PSD que, não obstante as razões aludidas, alguns teimam em continuar a apelidar de autista, autoritário e insensível. Se a cor partidária da gestão nacional fosse concordante com a cor da gestão municipal, certamente que seríamos poupados a algumas tentativas de ofuscação e tudo seria mais claro.

Todavia, os adjectivos com que nos querem rotular obrigam a lançar as seguintes questões:

Sabia que o actual Governo do PSD investiu, na saúde em Odivelas, na construção dos dois novos Centros de Saúde da Ramada e da Póvoa de Santo Adrião, cerca de 6 milhões de euros?
E que investiu na Esquadra de Trânsito da Póvoa de Santo Adrião cerca de 400 mil euros?
E que viabilizou a reabilitação da Quinta do Espírito Santo, da Quinta das Águas Férreas e da Fonte das Piçarras, concedendo uma linha de crédito num montante a rondar os 800 mil euros?
E que investiu na conclusão do IC16, entre o Nó da Pontinha e a Rotunda de Benfica, cerca de 4,3 milhões de euros?

Pois bem, se não sabia, fica a saber que este Governo autista, autoritário e insensível, é o Governo que não esqueceu Odivelas e que respondeu afirmativamente a estas questões.
É curioso, não é?! Logo num período tão delicado para o cumprimento de metas orçamentais tão rígidas, a nossa terra viu cumpridas algumas das promessas que perduravam há já longos anos. Mas a verdade é que hoje são uma realidade aos olhos de todos.
Porém, o que quero realçar é que os Centros de Saúde da Ramada e da Póvoa de Santo Adrião, a Esquadra de Trânsito da Póvoa de Santo Adrião, a Quinta do Espírito Santo, a Quinta das Águas Férreas, a Fonte das Piçarras e a conclusão da IC16, são investimentos que servirão Odivelas e todos os odivelenses.

É por tudo isto que tenho orgulho em afirmar que represento o PSD em Odivelas. Aquele partido que apesar dos constrangimentos a que continua obrigado a dar cumprimento, nunca deixou de pensar em Odivelas, nos odivelenses e nos seus problemas.
O caminho é para diante e Odivelas sabe que pode contar com o PSD para construir o futuro.

Marco Pina

Comments are closed.