breaking news

Odivelas – A Comunidade Emaús em Caneças

Março 2nd, 2015 | by Antonio Tavares

Odivelas – A Comunidade Emaús em Caneças   EMAUS

Comunidades Emaús: prioridade à condição humana e capacidade em gerar economias com os menos capazes

Quem dos cacos, do lixo e das velharias que ninguém quer, faz pequenos luxos, maravilhas com que muitos sonham, eis o trabalho dos companheiros do movimento Emaús

Emaús é uma comunidade de pessoas que pretendem recuperar de adversidades como a dependência, muitas vezes profunda, de drogas e do álcool que se passam a dedicar ao trabalho de recuperação e reconstrução de peças de mobiliário, equipamentos elétricos e eletrodomésticos, loiças, livros e muitos outros ‘lixos’. Emaús é um símbolo da verdadeira economia social. É fundamental relembrar a mensagem do padre Abbé Pierre, o fundador do movimento “com dinheiro, não se fazem homens, mas com homens que se amam, consegue-se tudo, mesmo o dinheiro necessário“.

A obra é notável, sobrevive sem qualquer subsídio e a organização manifesta-se mais perfeita.

A Comunidade EMAÚS precisa de receitas anuais da ordem dos 350 mil euros e isso passa por um conjunto de eventos fundamentais para venda de tudo o que reciclam, bem como da maior divulgação do espaço que é a Quinta das Lages, no Lugar de Além, na vila de Caneças, que ultrapassa os dois hectares. Acolhe 30 companheiros – todos conhecidos pelos seus nomes próprios que ali foram recebidos sem que lhes façam grandes perguntas -, para além dos três responsáveis comunitários e de alguns voluntários que asseguram a vida da quinta e os trabalhos de recuperação dos bens doados destinados à venda e cuja receita é a única que assegura as despesas da comunidade.

O movimento Emaús nasceu em França, em Novembro de 1949 do encontro entre duas pessoas, o padre Abbé Pierre, e um homem desesperado que tencionava suicidar-se. Hoje, o Movimento Emaús – Internacional, está presente em quatro Continentes, com 319 Associações, em 47 países, com 447 comunidades. Em Portugal, encontramos Emaús nas cidades do Porto e em Caneças, no concelho de Odivelas.

 

Comments are closed.