breaking news

Odivelas – Fecho de JI da Prosalis na Urmeira deixa 40 Crianças sem Escola (Atualizada com posição da CMO)

Odivelas – Fecho de JI da Prosalis na Urmeira deixa 40 Crianças sem Escola (Atualizada com posição da CMO)

Março 17th, 2015
Destaques

Odivelas – Educação Urmeira1

Em circular de 11 de Março, que inculímos em anexo, a Prosalis anuncia o encerramento do Jardim Escola e Creche “Crianças de São José” na Urmeira, no final do mês de Março/2015.  Em causa estão 40 crianças, cujos pais procuram por todos os meios arranjar solução para as suas crianças. Solução que, nesta altura do ano, será muito dificil encontrar e em tão curto espaço de tempo não se nos afigura possível outro caminho que não passe pela utilização do atual espaço com outras opções de gestão que não passem pela Prosalis.

Urmeira2Hoje, 17 de Março, os pais estiveram à porta da JI/Creche da Urmeira e convocaram uma conferência de imprensa onde estiveram presentes TVs Nacionais e Órgãos de Comunicação Social Locais. Curiosamente, a direção da Prosalis achou por bem encerrar a escola, ao que nos disseram os pais, por temerem pela segurança dos funcionários. Os pais não foram informados do encerramento e até um enorme saco de pão continuava pendurado à porta da escola quando a OdivelasTV esteve no local.

A OdivelasTV solicitou informação à Câmara Municipal de Odivelas (CMO) e recebemos a seguinte nota:

Informação da Câmara Municipal de Odivelas

Na sequência do pedido efetuado, junto enviamos a seguinte informação sobre a Prosális:

“A CMO teve conhecimento na passada quinta-feira, 12 de Março, na Assembleia Municipal, da carta que a Prosális entregou a cada um dos pais comunicando o encerramento daquele estabelecimento no final do mês de Março.

Este encerramento devia-se a uma ordem do Tribunal de Lisboa na sequência de um pedido de insolvência que uma antiga funcionária teria efetuado.

A Prosális é uma instituição particular de solidariedade social e, como tal, esta autarquia não tem qualquer responsabilidade na sua gestão.

Todavia, preocupam-nos as crianças e famílias que sabemos têm muitas carências e por isso desde logo tentámos colher mais informações e marcámos uma reunião, em conjunto com a Sra. Presidente de Junta da Pontinha, com os pais nas instalações da junta para o dia seguinte, sexta-feira, pelas 21h. Para essa reunião convidámos a segurança social a fazer-se representar.

Estiveram presentes nessa reunião 2 representantes pela Segurança Social.

Depois de ouvirmos os pais foi prestada toda a informação possível por parte da Segurança Social, da Junta de Freguesia e da CMO. Os pais foram informados de que qualquer destas entidades estavam disponíveis para, em conjunto com eles, tentarem encontrar uma solução que viabilizasse a permanência destas crianças em Jardim-de-infância ou creches, dentro das possibilidades de acolhimento dos estabelecimentos do concelho.

Foi referido que não seria fácil, uma vez que estávamos em Março e as entidades com estas valências poderiam ter a sua capacidade já preenchida mas iriamos dar o nosso melhor para que fosse possível esta integração.

Esta 2.ª Feira, a CMO estabeleceu novos contactos com a Segurança Social, no sentido de serem agilizados procedimentos com vista à concretização das soluções aventadas na referida reunião.

Estamos convictos de que iremos encontrar uma solução, pelo menos a melhor possível, com o esforço conjunto de todos, pais, Junta de Freguesia, Câmara Municipal e Segurança Social.

É nisso que estamos a trabalhar.”

Câmara Municipal de Odivelas

 Circular da Prosalis – Doc em PDF

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *