breaking news

Odivelas – Vertente Sul… E no Entanto Move-se

Maio 21st, 2015 | by Antonio Tavares

Em Odivelas todos sabemos dos perigos enormes que correm as habitações plantadas naquela encosta de um conjunto de AUGIS, a que se dá o nome de Vertente Sul. O Executivo de Susana Amador decidiu apresentar em reunião pública de Câmara um Estudo Geotécnico que vem confirmar aquilo que já todos sabemos. Há casas para ir abaixo, outras que terão de ser “refundadas”, zonas onde não pode haver construção e outras zonas onde nem sequer pode haver atividade agrícola. SAmador20150520

A primeira “curiosidade” é que, sendo relevante para a Presidente Susana Amador a apresentação do Estudo Geotécnico numa reunião pública, o seu Executivo decidiu não fornecer a este Órgão de Comunicação Social o documento apresentado por considerar que seria prematuro tornar o mesmo público… enfim “feitios”.  Vocês Cidadãos não estão preparados para ter acesso a esse tal documento…

Aquilo que gravámos é duplamente assustador porque ouvindo as palavras do técnico, ficamos estupefactos como se mantém esta situação e se fazem promessas impossíveis de cumprir e, como não há um documento para se ter uma ideia passo a passo do que foi dito, ficam umas serie de interrogações que vão alimentar a especulação e ao que parece é este o clima que interessa ao Executivo Municipal de Odivelas – Assustar as pessoas mesmo as que não têm razão para temer pela sua casa.

Nota da Redação: Obrigado a renegar  perante o Tribunal Romano do Santo Oficio a sua teoria heliocêntrica de que a Terra se movia em torno do Sol, Galileu terá evitado seguir o caminho dramático de Giordano Bruno, também um heliocentrista que foi queimado nas fogueiras da Inquisição.
Acusado de desobediência ao poder por ignorância, Galileu teve de abjurar e assim conseguiu ser “apenas” condenado a prisão perpétua e mais tarde, por intervenção do seu protetor o Grão-Duque de Toscana, viver em prisão domiciliaria.
 Verdade ou lenda, Galileu ao tomar conhecimento da sentença que o poupara à morte mas que o proibia de       defender ou divulgar a sua teoria, terá murmurado  ao ouvido de Roberto Bellamino que presidia ao Tribunal do Santo Oficio : “ ….. e pur si muove!” (“ … e no entanto ela move-se!”).

Para os menos atentos relembro que o Município de Odivelas ocupa a posição 150 no ranking de transparência dos Municípios Portugueses.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *