breaking news

Odivelas – Assembleia Municipal ao Rubro com Residentes do Prédio em Risco

Fevereiro 26th, 2016 | by Antonio Tavares
Odivelas – Assembleia Municipal ao Rubro com Residentes do Prédio em Risco
Noticias
0

A Assembleia Municipal de ontem, dia 25 de Fevereiro, foi das mais participadas pelos Cidadãos de Odivelas nos últimos tempos. AMO20160225_Cidadaos

No espaço reservado à intervenção dos Cidadãos do Município foi grande a presença e a participação dos residentes no imóvel do nº 9 da rua Padre João Pinto que está em risco de ruir e para o qual o Conselho Municipal de Proteção Civil de Odivelas reunido sexta, dia 5 de Fevereiro, de 2016, declarou a situação de alerta prevista no nº 1 do Artº 9 e no nº 1 do Artº 3 (Lei 27/2006, 10 de julho) tendo ainda deliberado acionar o Plano de Emergência com Evacuação da totalidade dos agregados familiares residentes no imóvel.

Aos residentes no imóvel foram dados prazos curtos para abandonarem as suas casas e retirarem os seus pertences e, ao que apurámos junto da Presidência e Vereação com o Pelouro da Proteção Civil, o problema dos pertences está resolvido tendo a Câmara Municipal de Odivelas (CMO), garantido um armazém na Mealhada para a recolha dos bens e o transporte e carregamento desses mesmos bens para o dito armazém ou para outro local indicado pelos residentes.

Os protestos dos residentes e as sua intervenções inflamadas viraram-se sobretudo para a falta de resposta social da CMO e das entidades como a Segurança social e outros para o alojamento dos residentes.  Particularmente desajeitado esteve o deputado António Ramos do PS (mais grave porque é líder de bancada) que, com a sua intervenção incendiou os ânimos dos Cidadãos presentes, já de si alterados com a situação que vivem e que, reagiram mal quando António Ramos os atacou considerando que tinham sido manobrados pela CDU. O Presidente Hugo Martins viria mais tarde, já sem os residentes na sala de sessões dos Paços do Concelho, também a considerar que a CDU tinha feito um aproveitamento político da situação dos residentes no imóvel da Rua Padre João Pinto, nº 9. Aliás a nossa reportagem ouviu no final declarações de Armindo Fernandes da CDU sobre o debate político e as acusações de que foram alvo.

O único membro do Executivo que, quando houve interrupção dos trabalhos, foi junto dos Cidadãos para ouvi-los, foi o Vereador da Proteção Civil, Edgar Vales (temos imagens disso).

Sobre tudo o que aqui escrevemos temos as respetivas gravações vídeo das intervenções que publicaremos, logo que possível, dado o enorme trabalho de edição que implica.

[NR] Uma nota positiva para o Dep. de Comunicação da CMO que esteve à altura dos acontecimentos e que, para além do apoio habitual, providenciou uma pasta de imprensa com a informação sobre o imóvel da Rua Padre João Pinto. Como sempre apenas a OdivelasTV acompanhou todo o debate sobre esta questão.

Comments are closed.