breaking news

Odivelas – CAC da Pontinha pois… É só Fazer as Contas

Abril 2nd, 2016 | by Antonio Tavares
Odivelas – CAC da Pontinha pois… É só Fazer as Contas
Desporto
0

Odivelas – CAC da Pontinha pois… É só Fazer as Contas  

Este é um exercício de lógica resultante da investigação jornalística, que temos vindo a desenvolver, estimulados com os desafios de muitos, entre os quais o Sr. Victor Soares no Facebook e que, neste artigo, são uma primeira abordagem às contas do CAC que deixamos à consideração dos leitores.

Nesta coisa das contas haverá sempre a considerar:

I Os Relatórios e Contas dos Exercícios

II Os Conselhos Fiscais.

Nas contas que são presentes aos sócios estão, ou devem estar, as Despesas e Receitas dos Clubes, as Dividas a Fornecedores e outros elementos da situação financeira. É responsabilidade do Conselho Fiscal acompanhar as contas e no final de cada exercício assinar as contas. As responsabilidades da Direção e do Conselho Fiscal de qualquer Clube são claras e estamos certos que isto não oferece dúvidas a ninguém.

Para este artigo decidimos apresentar-Vos um exercício de aritmética elementar com uma simples pergunta de bom senso e vamos considerar nesta abordagem a realidade 2012-2014.

FUTEBOL – Valores em Euros pagos pelos pais.

FEMININO – 25 atletas

Mensalidade 15,00 Equipamento 30,00 Inscrição 30,00

JUNIORES MASCULINOS – 30 atletas

Equipamento 100,00 Inscrição 30,00

JUVENIS – 50 atletas

Mensalidade 15,00 Equipamento 100,00 Inscrição 30,00

INICIADOS – 50 atletas

  • Mensalidade 15,00 Equipamento 100,00 Inscrição 30,00
  • Mensalidade 30,00 Equipamento 100,00 Inscrição 30,00

INFANTIS A – 25 atletas

Mensalidade 30,00 Equipamento 100,00 Inscrição 30,00

INFANTIS B – 25 atletas

Mensalidade 30,00 Equipamento 100,00 Inscrição 30,00

BENJAMINS – 30 atletas equipas A e B

Mensalidade 30,00 Equipamento 100,00 Inscrição 30,00

ANIMAÇÃO – 40 atletas

Mensalidade 30,00 Equipamento 100,00 Inscrição 30,00

 

Total de atletas: 275 e Respetivas Contas de Uma Época

Mensalidades

Receita por mês de 5500,00 euros +/- (mensalidades) – Por Época 10 X 5.500,00 = 55.000,00 euros

Equipamentos Kits 

  • RECEITA – 250 equipamentos X 100,00 = 25.000,00 euros
  • DESPESA – 250 equipamentos X 81,36 = 20.340.00 euros (Ver Orçamento da Lacatoni em anexo)

Inscrições

  • RECEITA – 8.250,00 euros
  • Considerar aqui a RECEITA dos apoios recebidos pelo Clube da C.M.Odivelas, da Junta da Pontinha e da Junta de Carnide que têm em conta o número de atletas inscritos.

TORNEIOS INTERNACIONAIS

Haverá que Considerar que os pais suportam as despesas com TODOS os Torneios Internacionais sendo portanto as entregas dos pais RECEITAS do CLUBE (doc. anexo).

Alguns Torneios: Crolles-Benin (França), Ibercup (Estoril), Gothia Cup (Suécia), Mundialito, Madeira Cup (documentos despesa cujo valor os pais pagaram, em anexo) são exemplos de RECEITAS que deverão constar nos Relatórios e Contas do CAC da Pontinha.

Em termos de Contas deverão também constar nos Relatórios e Contas do Clube as RECEITAS dos patrocínios às camisolas dos diversos escalões e as RECEITAS da Publicidade no Campo de Jogos por 2 épocas que totalizam entre 40.000 e 50.000 euros.

De 2012 a 2014 foram Tesoureiros do CAC da Pontinha: Carlos Moleiro (demitiu-se), Helena Araújo (demitiu-se) e Nuno Vicente.

Entre muitas outras receitas que deverão constar nos Relatórios e Contas do CAC da Pontinha salientamos, no que diz respeito ao Torneio Internacional Infantil do CAC da Pontinha, Os Subsídios das Entidades Oficiais e as RECEITAS da PUBLICIDADE que foi entregue a uma empresa externa a partir de 2008…

A Pergunta que deixamos aqui é se, nos RELATÓRIOS e CONTAS apresentados em 2012, 2013 e 2014, figuram as ENTRADAS nas CONTAS dos VALORES que os pais entregaram ao Clube por época e que acima apresentámos: Inscrições, Mensalidades, Equipamentos, Pagamentos dos Torneios Internacionais e outras Receitas como Publicidade e Patrocínios.

A Auditoria Externa às contas do CAC da Pontinha é a única forma de repor a credibilidade do Clube, do Grande Clube da Formação a nível Nacional e Internacional.

O “Odivelas.com” sabe que existe um grupo de pessoas dispostas a tomar em mãos o futuro do CAC da Pontinha garantindo todas as condições para que o Clube volte aos seus tempos de glória e de credibilidade, dispondo de pré-acordos com Credores e Projeto para manter o CAC da Pontinha e todos os seus campos e estruturas no Concelho de Odivelas, tendo como única condição o afastamento de todos os membros dos atuais corpos gerentes.

Ao que sabemos, a tentativa de “Matar” o CAC da Pontinha para viabilizar um qualquer Clube Atlético de Carnide não terá êxito e contará com a oposição dos Pontinhenses. Também sabemos que a Polícia Judiciária tem visitado recentemente o CAC da Pontinha o que será uma consequência natural dos processos em investigação económica e criminal que se encontram a correr no Tribunal de Loures.

Por fim lançar o repto à União das Freguesias da Pontinha/Famões e aos Responsáveis da Câmara Municipal de Odivelas – A Abertura da Sede do Clube na Pontinha é uma prioridade para o normal funcionamento da Instituição que é o CAC da Pontinha aliás, é o único imóvel do Clube que se encontra no Concelho de Odivelas. Considerar que sem a sede aberta os Sócios do CAC não podem pagar quotas e assim não podem ter uma palavra sobre os destinos do Clube que fica entregue a uma minoria constituída em oligarquia. Mais uma vez está em causa o Regular Funcionamento do Clube e Alguém vai ter de agir.

Este é o primeiro de uma nova série de artigos sobre o CAC da Pontinha contrariando, mais uma vez, o bloqueio informativo que alguns, com manifesto interesse e envolvimento direto e indireto na questão, têm tentado impor aos Cidadãos do Concelho de Odivelas.

E agora meus senhores? CAC da Pontinha pois… É só Fazer as Contas…

Anexos:

Orçamento da LACATONI

Documento Exemplo das Receitas – Pagamento dos Pais

Despesas do “Madeira Cup” pagas pelos Pais dos atletas  Doc1 – Madeira Cup    Doc2 – Madeira Cup    Doc3 – Madeira Cup

Comments are closed.