breaking news

Odivelas – Levar jovens aos museus de Lisboa é gratuito

Abril 3rd, 2016 | by Antonio Tavares
Odivelas – Levar jovens aos museus de Lisboa é gratuito
Politica
0

Odivelas: Proposta do CDS-PP chumbada pela maioria PS/PSD Museu de Arte Antiga 1

O CDS-PP recomendou que a Câmara Municipal leve pelo menos 300 jovens de Odivelas a visitar os museus de Lisboa. A proposta centrista vai no sentido de integrar a iniciativa no programa municipal “MaioJOVEM2016”, precisamente como “uma das medidas educativas que se alargam para além da instrução”, aproveitando a recente decisão do governo de António Costa em abrir as portas dos museus, gratuitamente, a todos os cidadãos com idade até aos 30 anos. No entanto, a recomendação foi chumbada pelos votos contra do PS e do PSD, os partidos que dirigem a Câmara de Odivelas.

José Maria Pignatelli, deputado municipal do CDS-PP, sugeriu que a Câmara Municipal “disponha de um dos seus autocarros, durante seis sábados, nos próximos meses de Abril e Maio, para permitir a inscrição de 300 jovens que queiram visitar museus em Lisboa, previamente escolhidos pelos serviços do Município e que se entendam como os mais adequados”.

O autarca explicou que já tinha feito esta sugestão no Conselho Municipal da Juventude porque o Município “tem frota de autocarros para disponibilizar uma viatura dessas; os custos associados a esta oferta são baixos; o resultado destas visitas organizadas, pois terão de ser supervisionadas por professores das escolas, será seguramente positivas, principalmente entre os mais jovens”.

Não podemos ignorar que a maioria dos museus mais importantes da Área Metropolitana de Lisboa se encontra no concelho de Lisboa”, disse o autarca, lembrando que as visitas podem resultar “numa clara ampliação do conhecimento e na descoberta de eventos associados que dificilmente e infelizmente não se encontram em Odivelas” e por isso, se “deve aproveitar a proximidade de Odivelas com essa centralidade”.

O deputado do CDS-PP foi mais longe, afirmando que a Câmara Municipal pode perfeitamente promover esta iniciativa já que “vai contribuir para um clube que organiza um torneio internacional de futebol no Estádio 1º de Maio, na freguesia de São João de Brito, agora incorporada na nova Freguesia de Alvalade”. E conclui: “a minha sugestão é obviamente mais abrangente, mais cultural e não tanto dedicada à ciência do futebol: é colocar, pelo menos 300 crianças e jovens em contacto com a história, ciência, as artes e com o nosso passado, presente e futuro. A Câmara Municipal tem de prestar um serviço público de qualidade, capaz de impulsionar a inclusão das nossas crianças com a comunidade cultural e educativa”.

Comments are closed.