breaking news

Odivelas – Clube de Artes Marciais, Kenpo na Pontinha

Maio 10th, 2016 | by Antonio Tavares

Lutar… Também pelos que mais precisam

O Clube de Artes Marciais e Formação do Ser – o mesmo que dizer a Associação Fu Shih Kenpo de Portugal – é mais que uma simples academia onde praticam artes marciais, mais conhecidas por lutas orientais. Dá-se primazia à formação, à pedagogia e à psicologia. Criam-se as condições para melhorar o desenvolvimento das crianças e jovens. A instituição também tem as portas abertas aos mais vulneráveis para que encontrem uma alternativa onde possam estudar, serem acompanhados por psicólogos e praticar desporto se assim o entenderem.
Há quem diga que estamos perante um ginásio social. Que assenta bem num local, onde há centenas de crianças que apenas encontram na rua o único palco para passar o tempo fora da escola.
O clube surgiu em 2013. Está na Pontinha, às portas de Lisboa, longo das centralidades do concelho de Odivelas a que pertence a freguesia.
É o projecto “menina dos olhos” de um grupo de voluntários e lutadores de Kenpo, liderados pelo sensei José Domingos que tem a percepção das dificuldades das famílias que habitam no perímetro do clube e, portanto, longe de qualquer opção em gastarem dinheiro para que os seus descendentes criem hábitos mais saudáveis de vida. Aliás, o mestre conhece bem essas restrições: nasceu no modesto bairro lisboeta da Graça, onde o desporto se praticava no meio da rua, nos jardins, sobre a calçada ou mesmo no asfalto.
Na Pontinha, os lutadores de Shih Kenpo acreditam que é decisivo para a sociedade cruzar a experiência e as actividades desportivas com outros domínios do ensino, para o desenvolvimento intelectual das nossas crianças e jovens. E é esse o maior desígnio do projecto intrínseco ao clube.


Contactos: Clube de Artes Marciais
Sensei José Domingos
Diretor Técnico
Fu-Shih Kenpo
926733595
Rua de Sto Eloy Nº 48 Pontinha (Armazéns)

https://www.facebook.com/jose.domingos.37
https://www.facebook.com/FuDhihKenpoPortugal/
clubedeartesmarciais@gmail.com

Comments are closed.